Militares do Corpo de Bombeiros Militar de Arcos, em conjunto com equipes de outras unidades do 10º Batalhão de Bombeiros Militar de Minas Gerais, participaram, nessa segunda-feira (3), de um workshop de espeleorresgate na Gruta do Brega, localizada no município de Pains.
O treinamento teve como principal objetivo aprimorar as técnicas de busca e salvamento em ambientes confinados e subterrâneos, simulando situações reais de resgate de vítimas feridas ou presas no interior de cavernas.

Foto: CBMMG
Durante as atividades, os bombeiros exploraram o ambiente natural da gruta, identificaram riscos e desafios característicos desse tipo de operação e realizaram exercícios práticos voltados ao aperfeiçoamento das ações de salvamento. As simulações exigiram alto nível de preparo técnico, coordenação entre as equipes e o uso de equipamentos específicos para garantir a segurança e a eficácia das manobras.

Foto: CBMMG
A capacitação faz parte do programa contínuo de treinamentos do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, que busca fortalecer o compromisso da corporação com a excelência no atendimento à população e a prontidão no cumprimento das missões institucionais.
Com iniciativas como o workshop de espeleorresgate em Pains, o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais reforça sua preparação para atuar em ocorrências complexas, garantindo respostas rápidas e seguras em emergências em ambientes subterrâneos.

Foto: CBMMG
Espeleorresgate
O resgate de acidentados em ambientes de cavernas, o espeleorresgate, é um dos mais difíceis e técnicos resgates existentes no mundo. Geralmente ocorre em locais remotos, de difícil acesso e com diversos obstáculos a serem vencidos, tais como as faltas de luz, de meios de comunicação e de localização (GPS) e de maneiras que possam acelerar o processo de extração de uma vítima (uso de carros, helicópteros, etc), além de fortemente susceptível às intempéries meteorológicas e de possuir diversos desafios morfológicos (desníveis abruptos, passagens estreitas, rios, lagos, desmoronamentos, etc.

Foto: CBMMG
Com informações do CBMMG










