O 24º Batalhão da Polícia Militar emitiu um alerta aos condutores de ciclomotores sobre a necessidade de regularizar a situação dos veículos até o dia 31 de dezembro. A medida segue as novas determinações do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que passam a valer a partir de 1º de janeiro de 2026.
Segundo o Contran, após o término do prazo, só poderão circular nas vias públicas os ciclomotores que estiverem devidamente registrados e emplacados no Detran, conduzidos por motoristas com habilitação na categoria A ou ACC (Autorização para Conduzir Ciclomotor). Além disso, o uso de capacete será obrigatório tanto para o condutor quanto para o passageiro.
O objetivo da regulamentação é aumentar a segurança no trânsito e garantir que os veículos e condutores atendam às exigências legais de circulação. A Polícia Militar reforça a importância de que os proprietários regularizem seus ciclomotores dentro do prazo, evitando penalidades e restrições de uso.
Com as novas regras em vigor a partir de 2026, os condutores devem se antecipar para cumprir as exigências e evitar sanções previstas na legislação de trânsito. O 24º Batalhão da PM orienta que os interessados procurem o Detran para obter informações sobre o processo de registro, emplacamento e habilitação adequada.
Com informações do Itatiaia










