O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) indicou, nessa quinta-feira (20), o advogado-geral da União, Jorge Messias, para ocupar uma cadeira no Supremo Tribunal Federal (STF). A nomeação depende de aprovação do Senado.

Para assumir o cargo, Messias deverá passar por sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e, posteriormente, ter seu nome votado no plenário. A aprovação exige o mínimo de 41 votos favoráveis.

Caso receba aval dos senadores, Messias preencherá a vaga deixada pelo ministro Luís Roberto Barroso, que antecipou sua aposentadoria do STF.

Aos 45 anos, o pernambucano Jorge Rodrigo Araújo Messias é o atual advogado-geral da União. Ele integra o governo desde o início da terceira gestão Lula, em 2023, e já fazia parte da equipe de transição antes da posse presidencial.

Servidor público desde 2007, Messias atuou em diferentes órgãos do Executivo, incluindo o Banco Central e o BNDES. É considerado um nome de confiança do presidente, contando com apoio de ministros do PT e da ala palaciana. Sua relação com Lula vem desde o período do governo Dilma Rousseff, marcada pela proximidade e lealdade.

Com a indicação formalizada, Jorge Messias aguarda agora o trâmite no Senado para que sua nomeação ao STF seja confirmada. Se aprovado, ocupará uma das cadeiras mais importantes do Judiciário brasileiro, reforçando a presença de um aliado próximo do presidente na Corte.

Com informações do Naçãojurídica

 

COMPARTILHAR: