Ao longo do semestre letivo, estudantes dos sextos períodos de Educação Física e Biomedicina do Centro Universitário de Formiga (UNIFOR-MG) desenvolveram um projeto de Extensão Curricular voltado à educação e conscientização sobre o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).

As ações, realizadas dentro da disciplina de Extensão Curricular IV, ocorreram em escolas, instituições educacionais e espaços públicos de diferentes municípios da região. O objetivo foi aproximar o conhecimento científico da comunidade, combater preconceitos e esclarecer informações sobre o transtorno, ainda cercado de mitos no contexto escolar e social.

Entre os temas abordados, os acadêmicos trataram de conceitos básicos sobre o TDAH, diagnóstico, tratamento e vivências cotidianas de crianças, adolescentes e adultos. As atividades foram interativas e buscaram estimular o diálogo e a troca de experiências.

Foto: UNIFOR-MG

Cronograma das ações

  • 23 de setembro – Escola Estadual Doutor Abilio Machado, em Formiga, com cerca de 50 participantes.
  • 26 e 29 de setembro – Escola Municipal Arlindo de Melo, em Formiga, e Instituto Pedagógico Arcoense (INPA), em Arcos, beneficiando cerca de 70 pessoas.
  • 3, 9 e 27 de outubro – Escola Estadual Professor José Monteiro (Campo Belo) e Escolas Estaduais Joaquim Rodarte e Doutor Abilio Machado (Formiga), reunindo 78 participantes.
  • 18 de outubro – Praça Padre Alberico, em Piumhi, com tenda interativa que envolveu práticas corporais, orientações nutricionais e dinâmicas lúdicas. O evento comunitário alcançou entre 60 e 80 pessoas.

Durante todas as intervenções, os estudantes, sob orientação do professor Dr. André Carvalho Costa, conduziram palestras e dinâmicas educativas, favorecendo a escuta ativa e a empatia. O formato permitiu que os participantes expressassem dúvidas e percepções sobre o TDAH, ampliando a compreensão sobre o tema.

Segundo o UNIFOR-MG, a experiência extensionista também contribuiu para a formação dos acadêmicos, que puderam exercitar habilidades de comunicação, acolhimento, responsabilidade social e trabalho interdisciplinar.

O projeto reforça o papel social da universidade e se consolida como instrumento de transformação comunitária, fortalecendo o vínculo entre instituição e sociedade por meio da disseminação de informações de qualidade sobre saúde mental.

Com informações do UNIFOR-MG

 

 

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