Meio Ambiente

Calendário de defeso do caranguejo-uçá em 2026 é divulgado

Foto: © Acervo ICMBio-Agência Brasil

O calendário de proibição da captura, transporte, beneficiamento, industrialização e comercialização do caranguejo-uçá para 2026 já está definido. O período vai de 18 de janeiro a 6 de abril, podendo ser estendido até o dia 22 de abril, caso o ciclo reprodutivo da espécie atrase.

O defeso ocorre anualmente em diferentes datas nos estados do Amapá, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia, conforme o ciclo reprodutivo da espécie em cada região.

Calendário de defeso 2026

  • 18 a 23 de janeiro
    Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia
  • 1º a 6 de fevereiro
    Amapá, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia
  • 17 a 22 de fevereiro
    Amapá, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia
  • 3 a 8 de março
    Amapá, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia
  • 18 a 23 de março
    Amapá, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia
  • 1º a 6 de abril
    Amapá e Pará
  • 17 a 22 de abril (caso as andadas reprodutivas continuem)
  • Amapá, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia

Reprodução da espécie

A proibição coincide com o período da chamada andada reprodutiva, quando o caranguejo-uçá deixa a toca para acasalar. Nesse processo, a fêmea carrega os ovos e posteriormente deposita as larvas, garantindo o amadurecimento dos filhotes.

Declaração de estoque

Segundo o Ministério da Pesca e Aquicultura, a manutenção de caranguejo-uçá vivo em cativeiro ou de estoque congelado, inteiro ou em partes, para beneficiamento e comercialização durante o defeso deve ser informada ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).

O modelo de formulário para a Declaração de Estoque foi disponibilizado no edital publicado nessa terça-feira (13), no Diário Oficial da União. O documento deve ser entregue até o último dia útil que antecede o início de cada período de defeso.

Com informações da Agência Brasil