Até agosto deste ano, 3.034 pacientes ativos aguardavam na fila a espera de um transplante de órgão. De acordo com o MG Transplantes, da Fundação Hospitalar de Minas Gerais (Fhemig), a procura maior é por transplante de rim, com 2.198 nomes na lista. Em seguida vem fígado (41); rim+pâncreas (21); coração (16); pulmão (12), e por fim pâncreas (1). Para transplantes de tecidos aguardam na fila 707 pacientes para córneas e 38 medula óssea.
O MG Transplantes prevê um aumento no número de notificações no Estado. Dados apontam que o número de notificações cresceu de 4,8 por milhão de pessoas, em 2006, para uma estimativa de 10,5, para 2011. De acordo com o diretor da entidade, Charles Simão, este poderá ser o melhor ano do MG Transplantes desde sua criação. ?Com o crescimento das notificações, em pouco tempo, será zerada a fila de espera por córneas, atualmente com cerca de 700 pessoas cadastradas?.
De janeiro a agosto deste ano, 1.446 transplantes foram realizados, sendo 322 de rim; nove de coração; 54 de fígado e 12 rim+pâncreas. Já os transplantes de tecidos realizados somam 949 de córneas; 47 escleras (membrana externa do olho) e 53 de medula óssea.
Formiga
Em Minas, mais de 3 mil pacientes aguardam por um transplante de órgão
- por Últimas Notícias
- 27/09/2011 - 11:59






