Os estudantes que perderam o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em novembro passado farão o primeiro dia de reaplicação do exame neste domingo (9) com as provas de linguagens, ciências humanas e redação.

Essa reaplicação é para os que faltaram em novembro por um motivo justificado, como o diagnóstico de alguma doença infectocontagiosa, ou um problema logístico.

Entre os que tinham direito a pedir a reaplicação, estavam os estudantes do Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, Região Metropolitana do Rio, que não conseguiram fazer a prova por causa de uma operação policial no dia do exame, que terminou em nove mortes.

Também farão a prova neste domingo os inscritos no Enem 2020 que tiveram isenção na inscrição, mas não compareceram à aplicação naquele ano em meio ao auge da pandemia de Covid-19, e conseguiram na Justiça o direito de se inscreverem nesta edição sem precisar pagar taxa.

O Enem será aplicado ainda para os adultos privados de liberdade e jovens que estão cumprindo medida socioeducativa com privação de liberdade (Enem PPL 2021).

O segundo dia de provas será em 16 de janeiro, com as questões de matemática e ciências da natureza.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) não informou o total de candidatos inscritos para as provas que acontecem neste domingo e no próximo, já que não divulgou quantas pessoas tiveram o pedido de reaplicação aprovado. Foi divulgado apenas que:

  • 280.145 pessoas que tiveram isenção em 2020 se inscreveram para a nova chamada do Enem;
  • 63.090 pessoas privadas de liberdade se inscreveram para a versão PPL.

O Enem PPL e a reaplicação têm o mesmo nível de dificuldade da edição regular e o objetivo é o mesmo.

A aplicação, no entanto, é diferente para a versão PPL, já que as provas são aplicadas em unidades prisionais ou socioeducativas, e não em escolas, como na reaplicação.

Fonte: G1

COMPATILHAR: