Nesta sexta-feira, dia 20, é comemorado o Dia Nacional da Consciência Negra. A data foi escolhida como homenagem a Zumbi, líder máximo do Quilombo de Palmares e símbolo da resistência negra, assassinado em 20 de novembro de 1695.
A data é comemorada de várias formas, por todos os cantos do país. Em Formiga, o Conselho Municipal da Identidade Negra (Comin) concentrou suas ações em palestras escolares, abordando sobre o preconceito e o racismo nas escolas, as leis 7.716 e 9.459, que falam de crimes de injúrias. Uma das palestras para ocorrer, estava marcada na Escola Estadual Jalcira Santos Valadão (Escola Normal) nesta quinta-feira (19).
Outra palestra está agendada no dia 27, na escola Municipal Angelita Gomes, no bairro Cidade Nova, com apresentação do grupo Impacto da Dança, do Cemute, e grupo de capoeira. No dia 25, haverá um debate sobre a consciência negra na biblioteca Osvaldo Tavares, no bairro Ouro Negro, a partir das 8h.
No dia 26, o presidente do Coimin, José Antônio, participará do encerramento de um seminário promovido sobre o Mês da Consciência Negra, em Belo Horizonte. Nos dias 3 e 4 de dezembro, ele também representará Formiga e região no VIII Encontro Nacional do Fórum Intergovernamental de Promoção da Igualdade Racial (Fipir). O presidente do Comin de Formiga coordena o Fipir na região Centro-Oeste, que abrange 65 cidades.
Estatuto da Igualdade Racial deve virar lei neste ano
Criado para estabelecer diretrizes e garantir direitos para a população negra, o Estatuto da Igualdade Racial deve ter a votação concluída no Senado ainda neste mês de novembro, segundo previsão do governo federal, e deve virar lei em 2009 após 10 anos do início das discussões sobre o tema.
O projeto de lei que cria o estatuto foi aprovado no último dia 9 de setembro em comissão da Câmara em caráter terminativo (sem passar pelo plenário) e agora precisa ser aprovado no Senado antes de ir à sanção presidencial e virar lei.
A previsão inicial do governo era de que o projeto fosse sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta sexta-feira (20), Dia da Consciência Negra. De acordo com o ministro da Igualdade Racial, Edson Santos, embora a meta não tenha sido cumprida, ajudou a agilizar as discussões sobre o tema.
A gente tem expectativas que às vezes não se confirmam. Mas é importante ter definido uma meta, que mesmo não sendo cumprida, criou a possibilidade de o estatuto ser votado em plenário no mês de novembro ainda, disse o ministro.

COMPARTILHAR: