O Brasil é o maior país com raízes italianas em todo o mundo. Pela importância que a comunidade italiana representa para a construção do Brasil, esta data tem o objetivo de homenagear os descendentes dos imigrantes italianos.
A escolha do dia 21 de fevereiro é uma homenagem à expedição de Pietro Tabacchi ao Espírito Santo, em 1874. Este evento ficou marcado como o início do processo de migração em massa dos italianos para o Brasil.
A contribuição dos imigrantes italianos para o Brasil é imensurável. A grande emigração italiana verificou-se no final do século XIX e na primeira metade do século XX. Muitos chegaram aqui iludidos com muitos sonhos e promessas de muita riqueza e, ao chegarem, se depararam com florestas, bugres e muito trabalho para poder obter “da terra prometida” o seu sustento. Esta emigração atendeu, basicamente, a dois problemas: a escassez de mão de obra – motivada, em grande parte, pela abolição da escravatura – e os gravíssimos problemas socioeconômicos enfrentados pela Itália neste período. Com efeito, a fome, a miséria, as doenças endêmicas formavam um quadro desolador na península: entre 1881-1890 a expectativa de vida na Itália era de aproximadamente 6,44 anos de idade, ou seja, não havia opção para os imigrantes: era partir ou correr o sério risco de morrerem. Assim, a emigração italiana foi fortemente estimulada, tanto pelo governo italiano – o qual estaria “ exportando parte de seus problemas sociais”, quanto pelos governantes dos países carentes de mão de obra barata, como é o caso do Brasil, que justamente no final do século XIX, aboliu a escravidão. Alguns aqui no Brasil enriqueceram, outros morreram com o sonho e a vontade de rever a sua Itália tão amada, apesar de, na época tê-los forçado a saírem.
Hoje os seus descendentes estão fazendo o caminho inverso procurando os seus direitos a cidadania italiana, alguns para morar na Europa, outros para honrar a sua origem. Dia 21 de fevereiro é, portanto, o dia oficial do imigrante italiano no Brasil, segundo a A lei nº 11.687, de 2 de junho de 2008, que instituiu oficialmente o Dia Nacional do Imigrante Italiano no calendário de todo o Brasil.
Texto, Adaptação pessoal dos livros Cidadania Italiana-Motivações e Expectativas Colognese & Rossi; Cidadania Italiana – Manual Prático, Sgarbossa.