Pelo menos 10 pessoas morreram em um grave acidente envolvendo um ônibus na madrugada desta sexta-feira (5), em Itapetininga, no interior de São Paulo. Outras cinco pessoas tiveram ferimentos graves, 13 moderados e 24 leves.

Ao todo, 52 pessoas estavam no ônibus. As vítimas foram socorridas e encaminhadas para o Hospital Dr. Léo Orsi Bernardes (Hlob), em Itapetininga, para o Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS) e para o Hospital Adib Jatene, também em Sorocaba.

Conforme a assessoria do Hlob, 43 vítimas foram encaminhadas para a unidade. No boletim divulgado às 8h20, o hospital informou que seis vítimas estavam em estado grave, cinco em estado estável, e outras 32 em estado leve. Já o CHS informou que recebeu uma criança de dois anos com ferimentos leves, e o tio dela, também com ferimentos leves.

O acidente aconteceu no km 171 da Rodovia Francisco da Silva Pontes (SP-127). De acordo com a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), o motorista informou à equipe que o ônibus bateu em um pilar de um viaduto após, supostamente, ter apresentado uma pane mecânica. Ele deve prestar esclarecimentos à polícia nas próximas horas.

Faixas bloqueadas e congestionamento

A faixa e o acostamento do sentido sul da rodovia foram bloqueados, e uma faixa do sentido Itapetininga também foi fechada para o trânsito. O trecho foi liberado por volta das 8h20 e o veículo foi retirado para o canteiro central.

O ônibus saiu da cidade de Itapeva e tinha como destino a cidade de Aparecida. O veículo pertence a uma empresa de fretamento, a Onix Turismo.

Ao g1, a Onix informou que o motorista é funcionário da empresa. Também disse que o ônibus tem capacidade para 54 pessoas e foi fretado por um grupo religioso de Ribeirão Branco (SP) para realizar a viagem até Aparecida.

Por telefone, a empresa informou que o grupo costuma fazer a mesma viagem todos os anos e que todos se conheciam. Reforçou também que está prestando atendimento às famílias, e que já acionou o seguro.

Em nota, a Prefeitura de Ribeirão Branco informou que se solidariza com as famílias dos romeiros envolvidos no acidente. Disse também que o prefeito Tuca Ribas cancelou todos os compromissos oficiais e que o município decretou luto oficial de três dias.

“A Prefeitura está em contato com as famílias para auxiliar no que for necessário. Nossa solidariedade e apoio a todos os familiares neste momento de dor”, diz a nota.

A prefeitura de Itapetininga também emitiu uma nota sobre o ocorrido. “Toda nossa solidariedade aos familiares e amigos dos 10 irmãos de Itapeva que, tragicamente, faleceram na madrugada desta sexta-feira. Que Deus, em sua infinita misericórdia, possa consolar a todos neste momento tão triste”, diz o pronunciamento.

Fonte: G1

 

 

COMPATILHAR: