Nesta quinta-feira (23), a administração municipal, por meio da Secretaria de Cultura, fez a entrega de tecidos que serão utilizados pelos Ternos de Congado registrados na Irmandade do Congado do Rosário de Formiga. Receberam o material, o Presidente da Irmandade, Wanderlane Aparecido da Silva, e o Segundo-secretário, Leonardo Alves Miranda.

Os tecidos serão utilizados na confecção das vestimentas dos seguintes ternos: Moçambique Nossa Senhora das Mercês, dos capitães regentes Zé Rosa e Leonardo; Moçambique Nossa Senhora do Rosário, do Capitão Divino; Congo Real, do Capitão Ronaldo; e Vilão dos Menudos, do Capitão Edgar. Todos eles vão participar, mais uma vez, da Festa do Congado do Rosário, que é uma festividade religiosa e folclórica, tradicional de Formiga. A festa, esse ano, será realizada nos dias 18, 19 e 20 de agosto.

Os tecidos foram adquiridos pela Administração Municipal, com a utilização de recursos do Fumpac (Fundo Municipal do Patrimônio Cultural), com aprovação do Conselho Municipal do Patrimônio (Compac). De acordo com Alex Arouca, secretário de Cultura, ciente da importância da manutenção desse tipo de tradição para a cultura formiguense, a administração municipal não tem medido esforços para ajudar os detentores na realização das festividades e, por isso, o prefeito Eugênio não abre mão do apoio do Município. O secretário parabenizou a todos que trabalham incansavelmente pela manutenção dessa cultura registrada como Patrimônio Cultural Formiguense.

 

Fonte: Decom

 

 

COMPATILHAR: