Além de provocar deslizamentos, inundações e desmoronamentos, as fortes chuvas ocorridas nesta época do ano também podem trazer diversas doenças para quem tiver contato com a água contaminada com vírus e bactérias em enxurradas e enchentes.

De acordo com Flávia Cruzeiro, médica e referência técnica do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS-Minas), um dos principais problemas é a leptospirose.

“Trata-se de uma doença bacteriana e ocorre quando temos contato com urina e fezes de ratos, camundongos e ratazanas. Com as enchentes e enxurradas, é muito comum que o nível da água suba e a nossa pele fique mais exposta, aumentando os riscos de contrair a doença”, explica.

Entre os principais sintomas da doença estão febre, dor de cabeça, mal estar, náuseas, vômitos e diarreia.

“É fundamental que a pessoa procure um médico e informe que teve contato com a água da chuva contaminada. Assim, ela poderá realizar os exames necessários e o tratamento acompanhado por um especialista”, orienta.

Outra doença é a Hepatite A, que é provocada por um vírus e a transmissão acontece por meio da ingestão da água e alimentos contaminados ou contato com fezes de pessoas contaminadas.

“É comum principalmente em áreas sem rede de esgoto adequada e os principais sintomas são febre, dor abdominal, diarreia, fezes com cor clara e tom amarelado na pele ou na parte branca do olho”, diz.

Nessas áreas sem tratamento de esgoto também é comum o surgimento das diarreias agudas, que podem ser provocadas tanto por vírus quanto por bactérias.

“Também ocorrem por ingestão de água e alimentos contaminados e, apesar de parecer inofensivas, podem ser graves em crianças e pessoas com desnutrição. A diarreia aguda ocorre quando há três ou mais evacuações líquidas ou amolecidas em um período de 24 horas”, esclarece.

Nesta época do ano, na qual há uma mistura de chuvas e temperaturas elevadas, também há aumento do risco para os casos de dengue, zica e chikungunya, doenças que são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

“Após as chuvas, é fundamental monitorar locais que possam acumular água e virar criadouro de mosquitos – como ralos, calhas, vasos de plantas, pneus e bebedouros de animais de estimação. Cerca de 80% dos criadouros do mosquito estão dentro das residências”, aponta.

Além das doenças, Flávia também alerta que o período das chuvas podem aumentar o risco de ataques de animais peçonhentos, como cobras e escorpiões.

“O forte fluxo de água tira esses animais de seus esconderijos e os leva para locais onde transitam pessoas. Caso ocorra uma picada, é fundamental se dirigir até uma unidade de saúde para receber o soro fisiológico”, afirma.

Confira as principais dicas para evitar as doenças:

  • Evite ao máximo ter contato com a água de enxurradas e inundações
  • Caso o contato seja inevitável, permaneça na água pelo menor tempo possível
  • Lave as mãos com água e sabão caso tenha contato com a água
  • Use luvas, botas e sacos plásticos
  • Evite que crianças brinquem ou nadem em enxurradas e regiões com água parada
  • Descarte alimentos e medicamentos que tenham tido contato com água de enxurrada
  • Após a ocorrência de enchentes, limpe o ambiente e utensílios com água, sabão e água sanitária

Fonte: Hoje em Dia

COMPATILHAR: