No próximo dia 7 de dezembro, a cidade de Formiga será palco do 2º Seminário de Governança para o Turismo, um evento promovido pela Alago e Sebrae, com apoio do BDMG e Unifor-MG.

Com foco nos temas cruciais de governança e sustentabilidade, inovação e investimentos, a presidente da Alago, Iza Menezes, prefeita de Nepomuceno, enfatiza a importância do evento para apresentar um trabalho significativo que analisou as potencialidades do turismo nos 52 municípios da região da bacia hidrográfica do Lago de Furnas.

“Estamos fazendo a entrega de um legado valioso para a região, cumprindo o previsto em um projeto, fruto de convênio entre a Alago e o Sebrae. A meta é o crescimento e o fortalecimento do turismo nos municípios, aproveitando as potencialidades do lago de forma sustentável”, pontua a dirigente da Alago.

O evento contará com momentos marcantes, iniciando com a Exposição Fotográfica Mar de Minas, uma mostra dos fotógrafos Renato Soares e Luciola Zvarick, que destaca as belezas e potencialidades do Lago. A exposição foi inaugurada em Alfenas, nos festejos dos 30 anos da Alago e agora está percorrendo outras localidades.

Além disso, haverá pronunciamentos de autoridades da Alago, Sebrae, BDMG, com presença do prefeito de Formiga, Eugênio Vilela Junior, e outras personalidades, como o professor Marco Antônio de Souza Leão, presidente da Fundação Educacional de Formiga – Fuom.

Um outro ponto importante será o painel que abordará a “gastronomia como diferencial competitivo”, com insights técnicos da Abrasel, Sebrae e Senac. A programação da manhã inclui palestras sobre linhas de crédito oferecidas pelo BDMG aos municípios e empreendedores privados, além de uma visão da operadora CVC sobre estratégias de venda de destinos turísticos por meio do fortalecimento da governança do turismo, isso com a experiência dos Conselhos Municipais de Turismo e Circuitos Turísticos.

Durante o evento, será apresentado o Portal e APP Lago de Furnas, destacando a tecnologia como aliada do turismo. E para celebrar a produção local associada ao turismo, o seminário encerrará com o Festival de Charcutaria, oferecendo uma degustação com iguarias da gastronomia produzida em Formiga e nos arredores do Lago.

Os interessados em participar devem confirmar presença até 04/12/2023 através do e-mail [email protected] ou pelos telefones 35 3292 3999 / 35 9 9974 9011.

“Este evento é a sequência de um trabalho de grande envergadura que iniciamos e que promete ser um marco para a região, reunindo expertises, conhecimentos e oportunidades para impulsionar o turismo local de maneira sustentável e inovadora”, sinaliza o diretor executivo da Alago, Fausto Costa.

Confira a programação aqui.

Fonte: Ascom Alago

 

COMPATILHAR: