Alunos do 2º ao 5º ano da Escola Municipal Benedita Gomide Leite estiveram, na manhã desta quinta-feira (9), no Cinema Josué’s Cine para assistirem à exibição dos filmes infantis “As Múmias” e “O Anel Perdido”.
A programação faz parte das ações de contrapartida previstas no Edital “Onde está a cultura formiguense”, que foi publicado em 2020 pela administração municipal, por meio da Secretaria de Cultura, com o objetivo de distribuir recursos recebidos pelo município, por meio da Lei Aldir Blanc.
Na época, artistas e espaços culturais formiguenses, entre eles o Josué’s Cine Photo, receberam essa ajuda financeira, no momento mais crítico da pandemia.
“É importante que os espaços culturais estejam sempre abertos à população formiguense, sempre com um diálogo constante, em busca da formação de redes”, afirma o secretário de Cultura, Alex Arouca.
Lei Aldir Blanc
Conhecida como a Lei de Emergência Cultural, a Lei Federal nº 14.017, de 29 de junho de 2020, dispôs sobre ações emergenciais destinadas ao setor cultural, que foram adotadas durante o estado de calamidade pública decretado em março de 2020.
Por meio dessa Lei, recursos financeiros foram destinados a municípios e estados brasileiros, para que fosse possível um auxílio a artistas e espaços culturais durante o período pandêmico.
De acordo com a administração municipal, Formiga o primeiro município mineiro a receber o recurso e, inclusive, a Secretaria Municipal de Cultura, responsável pela operacionalização dos recursos, já realizou sua prestação de contas na plataforma Mais Brasil. Com a volta às aulas, pós pandemia, as últimas atividades de contrapartida estão sendo executadas pelos espaços culturais.
Fonte: Decom