A Prefeitura de Formiga, por meio da Secretaria da Cultura, presenteou alguns alunos do ensino fundamental da rede municipal de ensino com exemplares do jogo “Patrimônio Divertido”, nesta quarta-feira (23), na Casa do Engenheiro.

No início do ano, foram distribuídos álbuns de figurinhas sobre o patrimônio formiguense. Aqueles que conseguiram completar os álbuns, ganharam o exemplar de presente.

Além disso, as crianças ainda foram convidadas para uma competição de conhecimento sobre o tema. Todos aqueles que participaram da brincadeira receberam um jogo “Patrimônio Divertido”, e os vencedores foram premiados com medalhas.

Foram eles:

• 1º lugar – Diego Pedroso Arantes – Escola Municipal Prof. Franklin de Carvalho
• 2º lugar – Davi Luca Campos Batista – Escola Municipal Paulo Barbosa
• 3º lugar – Ana Lara Silva Veiga – Escola Municipal Paulo Barbosa

O “Patrimônio Divertido” é uma nova estratégia de Educação Patrimonial do Município, subsidiada com recursos do Fundo Municipal do Patrimônio Cultural de Formiga (FUMPAC), em que os participantes se divertem e aprendem sobre o Patrimônio Formiguense.

O tabuleiro contém um caminho que passa por vários imóveis protegidos pelo Patrimônio Histórico e Cultural de Formiga, composto por 57 casas.

Durante o trajeto, os jogadores respondem perguntas referentes aos imóveis que fazem parte do jogo. Vence aquele que primeiro consegue levar seu pino ao Monumento do Cristo, saindo da Igreja Matriz São Vicente Férrer.

Unidades do brinquedo, que é indicado para crianças a partir de 7 anos, foram entregues às Bibliotecas Públicas Municipais, onde a população formiguense pode brincar, aprendendo sobre Patrimônio com o jogo.

Outros exemplares foram entregues, também, ao “Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos” e à “Casa da Criança e do Adolescente”, além das três escolas estaduais que fazem parte do tabuleiro (Rodolfo Almeida, Joaquim Rodarte e Jalcira Santos Valadão).

Nesta quinta-feira (24), as escolas municipais que possuem o segmento ensino fundamental serão contempladas com exemplares do “Patrimônio Divertido”, para que mais alunos tenham acesso ao jogo.

Na sexta-feira passada (18), a primeira unidade foi entregue ao prefeito Eugênio Vilela pelo secretário de Cultura, Alex Arouca. O exemplar está exposto no Gabinete do Prefeito para que os visitantes possam conhecer essa ferramenta lúdica de Educação Patrimonial do Município.

 

Educação Patrimonial

As ações de Difusão e Educação Patrimonial fazem parte do eixo Salvaguarda e Promoção, e compõem um dos quadros do “Programa ICMS Patrimônio Cultural”, que são entregues, anualmente, pelos municípios mineiros ao Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais – IEPHA.

Em Formiga, além do “Patrimônio Divertido”, outras ações também são desenvolvidas, com destaque para o “Álbum de Figurinhas”, o “Caderno de Colorir” e o “Jogo da Memória do Patrimônio”. Todos eles contemplam imagens de bens formiguenses protegidos pelo Patrimônio Municipal, por seu valor histórico e/ou arquitetônico.

A prática formiguense desenvolvida em 2021, “Patrimônio em Figurinhas”, recebeu da Associação Mineira de Municípios (AMM) uma menção honrosa no X Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal, que aconteceu durante o 37º Congresso de Municípios Mineiros, em Belo Horizonte.

 

Créditos: Decom

Créditos: Decom

Créditos: Decom

Créditos: Decom

Créditos: Decom

Créditos: Decom

Créditos: Decom

Créditos: Decom

 

 

 

Fonte: Decom

COMPATILHAR: