Alunas do 9º período do curso de Enfermagem do Unifor-MG, acompanhadas pela supervisora educacional Amanda Castro, participaram recentemente de uma campanha extra muro de vacinação contra a Influenza. Mais do que uma atividade prática, a ação foi uma experiência completa, com impactos educacionais, sociais e sanitários, reforçando a importância da integração entre ensino, serviço e comunidade.
Do ponto de vista educacional, a atividade permitiu aos estudantes vivenciar, na prática, o papel do enfermeiro na Atenção Primária à Saúde (APS). As alunas colocaram em prática conhecimentos adquiridos em sala de aula, como técnicas de imunização, administração segura de vacinas, gestão de insumos e registro em sistemas de informação, como o SI-PNI. Essa vivência direta contribuiu para consolidar competências fundamentais para o exercício profissional, desde o acolhimento ético até a documentação adequada dos atendimentos.
No aspecto social, a campanha estreitou os laços entre a universidade e a comunidade. Ao levar a vacinação para além dos muros da instituição — como em escolas, praças e regiões periféricas —, as alunas promoveram o acesso à saúde em locais onde muitas vezes ele é limitado. A ação humanizada não apenas ampliou a cobertura vacinal, como também fortaleceu a confiança da população nos serviços públicos de saúde, reafirmando o papel da enfermagem como agente transformador da realidade social.
Já sob a ótica da saúde pública, a iniciativa teve papel estratégico no enfrentamento da Influenza, doença com alto potencial de complicações. A atuação das alunas contribuiu para acelerar a imunização, protegendo coletivamente a população e ajudando a reduzir a sobrecarga nos serviços de saúde. O correto registro das doses aplicadas também foi essencial para o monitoramento epidemiológico por parte do SUS, permitindo ajustes em tempo real nas estratégias de vacinação.
A participação das alunas na campanha demonstrou a importância da formação prática aliada ao compromisso social. A experiência reforçou como a articulação entre universidade, sistema de saúde e comunidade é essencial para formar profissionais mais preparados, conscientes e comprometidos com a promoção da saúde e da cidadania.
Fonte: Unifor-MG