Os alunos do Colégio Unifor realizaram, entre os dias 25 a 29 de setembro, a Mostra de Ciências com o tema principal “A maior invenção do mundo é o homem e o homem reinventa todas as coisas”.

A diretora Divina Solange do Nascimento explicou que a escolha do tema incentivou os alunos a desenvolverem trabalhos que buscavam evidenciar a evolução das criações do homem.

Tudo surgiu da ideia de que nós estamos vivendo tempos difíceis. Eu queria um tema que mostrasse o que o homem é capaz de fazer para poder privilegiar a vida de outro homem. O tema surgiu dessa necessidade de mostrar para os alunos o que eles podem fazer para melhorar o sentido da vida. Como todas essas coisas que estão aqui hoje mudaram o nosso dia a dia. A gente tem que trabalhar com coisas positivistas, com a ideia de que a gente pode criar e ir além das nossas perspectivas”.

Os alunos do Ensino Fundamental 1 apresentaram trabalhos com o tema “As invenções que mudaram o mundo”. Os trabalhos mostraram inovações como aquecedor solar, tipos de chuveiro, tipos de forno, entre outros. Os alunos se reuniram em uma apresentação para o público onde falaram um pouco sobre os trabalhos executados.

Os trabalhos do Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio apresentaram ao público a evolução da moeda, vacinas, evolução celular, microscopia, evolução de equipamentos de mídia como áudio e vídeo, cinema, evolução do videogame, evolução dos foguetes, radiação, e muito mais.

A aluna Kamily Silva, do 1º ano, explicou um pouco sobre o trabalho que fizeram com o tema “A evolução das vacinas”, onde a turma abordou o surgimento da vacina, como funciona o sistema imunológico, a resposta imunológica a partir da vacina, alguns tipos de vacina e algumas curiosidades. Ela complementou sobre o trabalho: “É interessante que as pessoas tenham conhecimento da real importância da vacina. É muito importante para que doenças como poliomielite, rubéola e varíola não voltem a circular e vire uma epidemia”.

Dando sequência, a aluna Izabela Melo, do 1º ano, explicou sobre o trabalho desenvolvido para apresentar ao público “A microscopia relacionada com a criminologia”, feito em parceria com a Polícia Civil, no qual eles apresentaram ao público uma amostra de como fazer impressão digital, amostras de sangue, e diferentes modelos de microscópio até os atuais.

O aluno Miguel Leão, do 2º ano, abordou o tema “A evolução da moeda”, que apresentou de forma dinâmica como funcionavam as trocas comerciais ao longo da história. Na sequência das explicações, os visitantes recebiam a moeda respectiva ao momento histórico explicado, de forma que é possível acompanhar e compreender visualmente a evolução da moeda. Eles também explicaram sobre criptomoedas e algumas formas básicas de investimento em renda fixa.

A Diretora também comentou sobre a importância de colocar os alunos em contato com o público: “Os nossos alunos muitas vezes são introvertidos. Fica o professor como protagonista e o aluno como aquele que assiste. Eu quero mudar essa história, sempre tive vontade de fazer isso no colégio e estou sempre tentando fazer coisas que coloquem os nossos alunos frente às pessoas. Frente ao conhecimento. Mas para que eles possam falar, eles têm que ter segurança. Então nada como uma Mostra de Ciências e o estudo para fazer com que eles estudem, vençam a insegurança de se apresentar, e tenham motivação para falar aquilo que eles têm conhecimento. A escola não pode ser só um lugar de assistir. A escola tem que ser um lugar para participar”.

Foto: Divulgação/ Unifor-MG

Foto: Divulgação/ Unifor-MG

Foto: Divulgação/ Unifor-MG

Foto: Divulgação/ Unifor-MG

Foto: Divulgação/ Unifor-MG

Foto: Divulgação/ Unifor-MG

Foto: Divulgação/ Unifor-MG

Foto: Divulgação/ Unifor-MG

Foto: Divulgação/ Unifor-MG

Foto: Divulgação/ Unifor-MG

 

Fonte: Unifor-MG

 

COMPATILHAR: