Neste final de semana, de quinta-feira a domingo (22 a 25), a cidade das ?Areias Brancas? ficará mais colorida e com ares de criatividade, devido às obras de artesãos de diversas cidades de Minas Gerais, que vão expor seus trabalhos na XII Feira Regional de Artesanato de Formiga.
Cerca de 300 artesãos que fazem parte do ?Projeto Balaio Mineiro? estarão na cidade para apresentar suas peças artesanais, como telas, quadros, enfeites, materiais de cozinha, bebida e comida típicas de cada região. Os profissionais vieram de 20 cidades do Estado, dentre elas: Poços de Caldas, São Tomas de Aquino, Cabo Verde, Paraguaçu, Carmo do Rio Claro e Itaú de Minas.
O projeto de incentivo à arte surgiu há cinco anos por iniciativa do deputado estadual Antônio Carlos Arantes/PSC e da sua esposa, Sirlene Arantes. Ele contou que quando estava fazendo campanha política em cidades do estado, conheceu de perto a realidade dos artesãos e as dificuldades por eles encontradas. Então, para auxiliar esses profissionais, Antônio Arantes reuniu um grupo de artesãos de vários municípios de Minas e criou o ?Balaio Mineiro?, divulgando por onde passa os trabalhos desses artistas.
É a primeira vez que Formiga sedia o projeto itinerante, que já percorreu várias cidades mineiras, como Arcos, Divinópolis, Belo Horizonte e também já foi apresentado em São Paulo.
A abertura oficial da Feira Regional de Artesanato ocorreu nesta quinta-feira (22), na praça São Vicente Férrer. Além da participação dos artistas do ?Projeto Balaio Mineiro?, o evento terá outras atrações como shows, cinema 180 graus e prestação de serviços.
A Feira Regional de Artesanato é uma realização da Associação dos Artesãos de Formiga (Asafor), DER-MG, Sest/Senat e conta o apoio da Prefeitura de Formiga.

COMPATILHAR: