Temporais com chuvas e ventos fortes causaram estragos em diversas cidades dos Campos Gerais, centro e sul do Paraná na tarde de quinta-feira (1). Entre as cidades mais atingidas, estão Telêmaco Borba, Rio Azul e Paulo Frontin.
Imagens mostram uma árvore sendo arrancada com a força do vento, imóveis que foram destelhados em meio às tempestades e outros estragos provocados pelas tempestades.
Para esta sexta-feira (2), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo potencial de tempestades das 12h às 22h para 291 cidades do estado.
O alerta também se estende a parte de Santa Catarina.
O órgão prevê que a chuva pode acumular até 50 mm/dia, os ventos podem chegar a 60 km/h, e também pode haver queda de granizo.
Temporal em Paulo Frontin
Em Paulo Frontin, no sul do Paraná, a Defesa Civil Municipal relata que o temporal começou por volta das 17h45. Segundo o Simepar, a estimativa é de que as rajadas de vento chegaram a 70km/h e a chuva pode ter acumulado de até 60 mm.
Mais de 100 árvores foram derrubadas e 15 casas ficaram destelhadas. Não houve registros de feridos, nem de desalojados ou desabrigados, informou a Defesa Civil.
Como muitas árvores caíram em cima da rede elétrica, muitas casas ficaram sem luz. A Copel informou que 13 postes quebraram, dezenas de pontos com cabos da fiação elétrica foram rompidos e, no final da manhã desta sexta-feira (2), cerca de 600 domicílios estavam sem energia no município.
“A previsão é de que os trabalhos, que contam com reforços vindos de outras localidades, se estendam pelo menos até o fim da noite desta sexta-feira“, informou.
Temporal em Telêmaco Borba
Em Telêmaco Borba, nos Campos Gerais, de acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a pancada de chuva foi motivada por uma formação de chuvas convectivas. Segundo o órgão, o fenômeno é comum no verão devido à característica dos dias serem quentes e úmidos.
“Como a nuvem teve seu desenvolvimento local, teve um impacto maior. A estimativa pelo radar meteorológico foi de rajadas de ventos com mais de 70km/h e chuva acumulada com mais de 50 mm. Porém, a estação registrou ventos de 44,2 km/h e um acumulado de 16,4mm. Geralmente, quando têm essas nuvens cumulonimbus, acontece isso. Ontem em quase todo o Paraná houve essas convecções”, explica o Simepar.
Na cidade, um ônibus que transportava funcionários de uma indústria foi atingido por uma árvore, mas ninguém se machucou. Uma árvore também atingiu uma casa e diversas quedas foram registradas na PR-160. Segundo o Corpo de Bombeiros, a rodovia chegou a ficar bloqueada das 16h às 20h30.
Tempestade em Rio Azul
Em Rio Azul, na região central do Paraná, a tempestade também arrancou diversas árvores. O Corpo de Bombeiros relata que houve registros de granizo e chuva forte.
Segundo balanço preliminar da Defesa Civil Municipal, 20 casas foram destelhadas ou atingidas pela enxurrada. A quadra de bocha do Ginásio de Esportes da Vila Diva ficou alagada. Na área rural, a chuva de granizo causou estragos em plantações de fumo, milho, soja e feijão.
Fonte: G1

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Foto: Defesa Civil/Divulgação