Mesmo com uma alta da inflação que supera os 5% nos últimos 12 meses, duas grandes marcas de cerveja aumentam os preços em um ritmo menor e, com isso, as bebidas têm ficado mais baratas.
Segundo relatório do Citi, o grupo Heineken atualizou os preços das suas marcas em 1,5%, que incluem Heineken, Amstel, Eisenbahn e Kaiser.
Já a cervejaria Petrópolis, que produz a Itaipava, Petra, BlackPrincess e Lokal, aumentou os valores em 3%.
Na direção contrária, a Skol, Brahma, Antarctica, Original e Polar tiveram um aumento de 6%.

Foto: Inflação da cerveja • CNN
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que o setor de Alimentação e Bebidas acumulou um avanço de 7,33% no acumulado de 12 meses até maio, enquanto a categoria de cerveja teve um aumento de 2,99%.
Já outras bebidas alcoólicas tiveram uma redução de 0,34%.
A avaliação do Citi é de que essa revisão dos preços abaixo da inflação pela Heineken e Petrópolis é impulsionada pela intensa concorrência, particularmente pela abordagem agressiva de volume da Heineken.
Em abril, segundo o banco, o volume de produção de cerveja aumentou 2,7%. Porém, registrou uma queda de 3,7% no primeiro trimestre, em comparação com os últimos três meses do ano passado.
Mas, os valores da cerveja passam por uma diferença dependendo do lugar de consumo. Em casa, as pessoas começaram sentiram um aumento de 3,1%, enquanto a alta de preços fora de casa foi de 6,6%.
Fonte: Marien Ramos/CNN