A Associação Mão Amiga promoverá neste sábado (28), das 8h às 12h, uma blitz educativa de prevenção contra o câncer. A mobilização é alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Câncer, que é oficialmente comemorado no dia 27 de novembro.
Segundo a assessoria de comunicação da entidade, uma equipe de voluntários estará concentrada na praça Getúlio Vargas, no centro da cidade, e fará a distribuição de milhares de folhetos com informações básicas para a prevenção contra o câncer. Segundo as estimativas divulgadas esta semana pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), deverão ocorrer quase 500 mil novos casos em 2010 e 2011.
Conforme a presidente voluntária da Associação Mão Amiga, Wilse Marques Faria, a iniciativa de promover a blitz educativa remete ao cumprimento da própria missão da entidade. Nosso trabalho é muito mais do que oferecer assistência aos pacientes com câncer. Nós queremos ajudar a evitar um aumento no número de casos da doença. Por isso, o trabalho preventivo é uma das bandeiras que a Mão Amiga defende em favor de uma vida saudável , defende Wilse.
A panfletagem é uma das ações de caráter preventivo desenvolvidas pela Mão Amiga. A entidade também promove palestras educativas em escolas e empresas. O serviço não tem qualquer custo, mas precisa ser agendada com antecedência.
De acordo com a assessoria, atualmente, a Mão Amiga oferece assistência social, humana e terapêutica para mais de 240 pessoas com câncer de Formiga e região. Entre os serviços se destacam o fornecimento de cestas de alimentos, suplementos alimentares e fraldas geriátricas; custeio de medicamentos e exames não disponíveis (ou insuficientes) pelo SUS; custeio de despesas de transporte e lanche para pacientes que viajam para fazer tratamento em outras cidades, além da orientação sobre a doença e o tratamento.
A sede da Mão Amiga fica à rua Lassance Cunha, 39, no Centro. Os interessados em contribuírem com a entidade podem entrar em contato pelo telefone (37) 3322-3291.

COMPATILHAR: