Tropas russas atingiram 33 alvos civis nas últimas 24 horas, de acordo com o Ministério do Interior da Ucrânia. Duas crianças morreram nos ataques, segundo o ministério.

De acordo com o escritório de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU), 25 pessoas não militares foram mortas nos bombardeios e outras 102 ficaram feridas.

Ao citar alvos civis, o governo ucraniano considera localidades que não são militares. Pode ser, por exemplo, uma usina hidrelétrica, uma zona residencial ou uma escola.

“Os russos dizem que não estão atacando alvos civis, mas 33 locais civis foram atingidos nas últimas 24 horas”, disse o ministro Vadym Denysenko, segundo a agência Interfax.

Pouco antes, o presidente Volodymyr Zelensky havia dito que os russos estão atacando alvos civis.

A Rússia invadiu o país vizinho em três frentes: por terra, água e mar, na madrugada de quinta-feira (24). Entre as áreas tomadas pelas forças russas estão o aeroporto da capital da Ucrânia, Kiev, e a famosa usina de Chernobyl, onde houve um desastre nuclear em 1986.

“Eles dizem que os civis não são um alvo, mas esta é outra mentira deles: na realidade, eles não fazem distinção entre as áreas em que operam. Esta noite começaram a bombardear bairros civis. Isto nos recorda [a ofensiva nazista de] 1941.”

Ele também elogiou o heroísmo de seus compatriotas diante da invasão e afirmou que as tropas estão fazendo todo o possível para defender o país.

Segundo o ministro da Saúde da Ucrânia, Oleh Lyashko, sabe-se que, até o momento, ao menos 137 pessoas morreram e outras 316 ficaram feridas na Ucrânia após os ataques russos.

Fonte: G1

COMPATILHAR: