Mulheres com mais de 60 anos e que praticam atividade física regularmente têm menos riscos de desenvolver doenças e, por isso, tomam menos remédios. O fato foi concluído por um pesquisador da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Ele acompanhou 271 mulheres consideradas idosas, todas com doenças crônicas, em São Caetano do Sul.
As mulheres fizeram atividade física regularmente, cerca de 150 minutos semanas. Foi verificado que nas idosas ?ativas? era menor o risco de depressão, ansiedade, demência senil, câncer de mama, pedras na vesícula e diabetes. Elas apresentaram ainda menor índice de LDL, o colesterol ruim, e maior nível de HDL, o bom colesterol.
Os resultados do estudo foram apresentados em maio deste ano, no ?3th International Congress Physical Activity and Public Health?, realizado em Toronto, no Canadá. Entre as atividades físicas desempenhadas pelas participantes estavam caminhadas, exercícios de aprimoramento de força muscular, equilíbrio, flexibilidade e capacidade aeróbica.

COMPATILHAR: