Na quinta-feira passada (22), foi realizada mais uma palestra parte da Campanha de Prevenção de Acidentes de Trabalho em Formiga e região, promovida pela 1ª Vara do Trabalho de Formiga, em parceria com a 16a Subseção da OAB/MG (Ordem dos Advogados do Brasil ? Seção de Minas Gerais) ? Formiga, com o Centro Universitário de Formiga, com o apoio do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e da Escola Superior de Advocacia (ESA). Intitulada ?A atuação do Ministério Público do Trabalho na Defesa do Meio Ambiente do Trabalho?, a palestra foi realizada no Salão Nobre do Unifor ?Eunézimo Lima?.
O tema foi abordado pelo Procurador do Trabalho Paulo Gonçalves Veloso, representante da Procuradoria Regional do Trabalho (PRT) e PRT/3ª Região da Coordenadoria Nacional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho, além de representante da PRT/3ª Região da Coordenadoria Nacional de Promoção da Liberdade Sindical.
De acordo com o Procurador do Trabalho, o Meio Ambiente do Trabalho influencia diretamente na saúde e bem estar do trabalhador. ?É importante tratar o assunto junto a estudantes de direito, que serão os profissionais operadores das normas e também disseminadores das práticas adequadas com relação ao cuidado com o trabalhador?.
A campanha
A Campanha de Prevenção de Acidentes de Trabalho em Formiga e região foi proposta pela juíza da 1ª Vara do Trabalho Formiga, Graça Maria Borges de Freitas, devido ao elevado número de ocorrências que são registradas diariamente no Fórum da Justiça do Trabalho. Diversas ações estão sendo desenvolvidas para prevenir os acidentes. Uma primeira palestra foi realizada no mês de agosto, com o tema ?Meio Ambiente do Trabalho Saudável: Prevenção de Doenças do Trabalho e Doenças Ocupacionais?, ministrada pela proponente da campanha.
Outras palestras promovidas pela organização da campanha serão realizadas até o final do ano.

COMPATILHAR: