O avião de pequeno porte carregado com drogas e interceptado pela Força Aérea Brasileira (FAB) no Pará foi alvo de tiro antes de fazer um pouso forçado, informou a FAB nesta sexta-feira (16). Imagens divulgadas pela Força Aérea mostram a aeronave em chamas.

A estimativa é que havia 200 quilos de skunk no avião e parte da droga também foi destruída pelo fogo. Segundo a FAB e a Polícia Federal, os ocupantes provocaram o incêndio assim que pousaram e, logo depois, fugiram.

Até a manhã desta sexta, ninguém havia sido preso. Segundo a Polícia Federal, a suspeita é que havia duas pessoas no avião. Um inquérito deve ser instaurado nesta sexta para apurar o caso.

O avião foi detectado pelos radares da Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo no sudoeste do Pará na tarde de quinta-feira (15) e foi interceptado por por dois caças da Força Aérea Brasileira.

“Os pilotos da FAB realizaram o reconhecimento à distância e a interrogação da aeronave, seguidos por procedimentos de intervenção, incluindo ordens de mudança de rota e persuasão (tiro de aviso)”, informou a FAB em nota.

Questionada pelo g1, a FAB não informou por quantos quilômetros o avião foi acompanhado, nem quantos tiros foram disparados contra o avião. A FAB e a PF também não informaram sobre suspeitas de origem e destino do avião.

A aeronave foi localizada na comunidade chamada Travessão do Cajueiro, distante 150 km do centro do município de Altamira, e ficou totalmente destruída. A área de baixa vegetação tem uma clareira entre árvores, que permitiu o pouso.

Imagens divulgadas nesta sexta pela FAB mostram a aeronave em chamas, assim como a carga de drogas. O registro foi feito quando o helicóptero de resgate da própria FAB pousou no local. Quando os militares pousaram, nenhum suspeito estava no local. Apesar do fogo, foi possível retirar e apreender parte da carga.

“A apreensão dos entorpecentes encontrados no interior da aeronave (200kg de skunk) ficou sob responsabilidade da Polícia Federal, que conduzirá as investigações para identificar os envolvidos e apurar as circunstâncias do voo irregular”, informou a FAB. Segundo a PF, as drogas devem passar por pesagem nesta sexta-feira (16) para confirmar a quantidade.

Moradores afirmam que avistaram sinais da queda ao observarem aviões da FAB e helicóptero da PF sobrevoando o local. Eles avistaram fumaça no ar e registraram imagens da aeronave no ar minutos antes de ser localizada já no chão em chamas.

 

Fonte: G1 Pará — Belém

 

COMPARTILHAR: