A Black Friday, realizada nesta sexta-feira (23) em todo o Brasil, deve movimentar R$ 4,1 milhões em vendas em Divinópolis.

A estimativa é do site oficial do idealizador do evento no Brasil, Ricardo Bove, e foi baseada no histórico de edições anteriores da ação na cidade.

A 9ª edição da campanha começou às 0h desta sexta-feira com previsão de aumento de vendas apoiado na retomada da economia e no esforço do varejo em dar credibilidade à data de promoções.

Em Divinópolis, além das vendas digitais, comerciantes apostam no aumento das vendas em suas lojas físicas. Em uma loja franqueada no Centro da cidade, o movimento começou às 5h da manhã. Funcionários do local afirmaram que a expectativa é que, em um dia, sejam vendidos valores referentes a um mês de trabalho.

Em outra loja da mesma franquia, localizada em um shopping no bairro Santa Clara, a fila começou às 0h. De acordo com Jéssica Amorim, gerente de marketing do shopping, o horário de funcionamento foi alterado especialmente para a promoção, que foi aderida por todas as lojas do shopping.

A expectativa, segundo Jéssica, é que as vendas registrem um aumento de até 30% durante toda esta sexta-feira. Até às 09h50 desta manhã, quase mil pessoas haviam passado pelo local e a expectativa da administração é que cerca de 20 mil visitem o shopping nesta sexta.

“Como a Black Friday aqui [no shopping] vai até domingo, minha expectativa é de que 60 mil pessoas passem por aqui no sábado e no domingo, o que representa um aumento de 16% no fluxo”, afirmou.

Na cidade, os descontos estão sendo oferecidos, inclusive, em um posto de combustíveis. O local, localizado no Centro da cidade, está vendendo a gasolina a R$ 4,48 o litro e o etanol a R$ 2,88 – o preço médio da gasolina em Divinópolis é de R$ 5,037 e o etanol sai, em média, a R$ 3,207.

De acordo com o gerente do posto de combustíveis, Denis Martins, a ideia é aproveitar a oportunidade para atrair o cliente.

“Acredito que todo segmento [do comércio] deve aproveitar a oportunidade para fazer os descontos. É uma oportunidade boa para atrair o cliente, especialmente nesta época em que o combustível está tão caro”, revelou.

Black Friday

Para Ricardo Bove, idealizador do evento no Brasil e diretor do www.blackfriday.com.br, o crescimento deverá ser de 19% em todo o país, devendo ultrapassar os R$ 2,5 bilhões.

Para o fundador do evento, a Black Friday ainda está muito atrelada ao comércio eletrônico, com 80% das vendas sendo feitas no ambiente online, mas o crescimento do e-commerce ainda está amadurecendo no Brasil. “O crescimento das vendas continua acontecendo, até 2015 ele praticamente dobrou em termos de valores absolutos”, diz.

(Foto: Marcela Mesquita/TV Integração)

COMPATILHAR: