Na manhã desta quinta-feira (3) o prefeito Aluísio Veloso/PT e parte do secretariado municipal se reuniram com representantes da imprensa formiguense para estreitarem os laços e responderem a diversas perguntas sobre os trabalhos em cada secretaria. Intitulado de 1º Café com a Imprensa.
O prefeito Aluísio ressaltou a importância da imprensa na divulgação dos trabalhos da administração e enfatizou que seja uma imprensa justa e imparcial. Ele citou o exemplo do blog Você pergunta, a Prefeitura responde, um canal direto para que a população tire dúvidas e reivindique melhorias para a cidade.
Aluísio Veloso falou ainda sobre as respostas à população, feitas pelos meios de comunicação. Nós estamos dando as respostas corretas, não precisamos esconder nada e nem enganar o cidadão. É importante frisar também a ajuda da população, principalmente em relação à limpeza da cidade. As perguntas que mais estão sendo feitas são em relação ao calçamento de ruas. Em 2005, pegamos a cidade com 22 bairros a serem calçados.
O secretário de Comunicação, Túlio Fonseca, salientou sobre a importância do blog para saber dos anseios da comunidade. É importante esse diálogo com a população. O prefeito está também respondendo às perguntas via rádio. Nós temos respostas e a população tem que enxergar o que realmente acontece na Prefeitura, disse.
Na oportunidade, alguns secretários falaram sobre a importância da imprensa na mobilização e conscientização da sociedade no que diz respeito a alguns fatores. O secretário de Gestão Ambiental, Paulo Coelho, ressaltou sobre a coleta de lixo. Principalmente no Centro, nesta época de Natal, é preciso informar para que proprietários de lojas não coloquem o lixo após o expediente. É importante a contribuição da população, por meio da educação e da informação, enfatizou o secretário.
A partir do dia 09 de dezembro, os horários de coleta de lixo na região central de Formiga serão alterados em função do comércio, que irá funcionar até mais tarde. A coleta de lixo seco, que é realizada a partir de 15h30, será a partir de 17h. Já o lixo úmido, que é a partir de 17h, será às 20h. Essa mudança será até o dia 24 de dezembro. A partir do dia 26, o horário da coleta volta ao normal.
A chefe da pasta de Saúde, Luiza Flora, salientou sobre os casos de dengue em Formiga e pediu a colaboração das pessoas em relação à doença. Já foram encontradas larvas dentro de copinhos e também em tampinhas de garrafas. Estamos fazendo uma parceria com a Acif e com a CDL para amenizar este lixo aqui no Centro e chamar a atenção da população para esse aspecto.
Já o diretor do Saae, Paulo Quintiliano, relatou sobre a água da chuva que é jogada na rede de esgoto. Esse problema já é antigo e, quando chove, a culpa é do Saae. No ano que vem, quando a Estação de Tratamento de Água estiver pronta, as leis ambientais não vão aceitar levarmos água de chuva para a estação. É preciso ter uma participação direta da população, caso contrário, teremos complicações sérias, explicou o diretor.
Ainda durante a reunião, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Parcerias, Paulo César Rodrigues Costa (Paulinho da Fidalga), esclareceu sobre a coleta dos resíduos das indústrias das fábricas de costura em Formiga. Os empresários de confecções vão pagar uma taxa para que esse lixo seja recolhido. Um galpão na bairro Engenho de Serra foi cedido por um dos proprietários para ser depositado ali os resíduos.
Durante o Café com a Imprensa, os jornalistas tiveram a oportunidade de conversarem com os secretários municipais e esclarecerem dúvidas sobre diversos assuntos. A iniciativa parece ter agradado a todos, tanto jornalistas quanto secretários, uma vez que estreita os laços e facilita o contato entre as partes.

Comentários