Em um recente estudo liderado por Universidade Queen Mary, King’s College London e Insituto Francis Crick, todos em Londres, cientistas identificaram uma proteína responsável pela metástase do câncer do tipo melanoma. A pesquisa foi publicada na revista científica Nature Cell Biology na segunda-feira (9).

A metástase é a principal causa de mortes relacionadas ao câncer e, mesmo existindo extensos estudos sobre, pouco se sabe sobre como o tumor se espalha pelo corpo.

Para entender o fenômeno, os estudiosos fizeram experimentos em laboratórios com células de melanoma agressivas e menos agressivas.

Os pesquisadores descobriram que quando havia alta concentração nas células da proteína LAP1 (substância responsável pelo melanoma), o prognóstico dos pacientes era pior.

Já quando a produção da LAP1 foi bloqueada, as células mais agressivas ficaram com uma capacidade menor de se espalharem entre os tecidos.

Segundo os estudiosos, a proteína responsável pelo melanoma confere às células cancerígenas a capacidade de mudar de forma em seu núcleo, permitindo assim que o câncer migre e se espalhe por todo o corpo.

O próximo passo é descobrir mecanismos que podem ser transformados em medicamentos que atuem diretamente na LAP1. Além disso, a equipe planeja investigar se a presença dessa proteína em outras células tumorais interfere no processo de disseminação do câncer.

Fonte: Metrópoles

COMPATILHAR: