Lá vem os noivos, convidados, uma programação de época, o casamento dos sonhos! Festa, bombons, vinhos e espumantes, um brinde, o brinde contém cevada? Sim senhor.
A imagem do homem casado, sentado no sofá de casa e apoiando a lata de cerveja sobre uma barriga saliente não é apenas uma representação fictícia. Na verdade, essa imagem foi construída com base nas observações de homens em duas fases diferentes da vida: quando estão solteiros e depois que se casam. Essas observações constantes motivaram alguns estudos de caráter científico, que foram realizados no Brasil, na Inglaterra e nos Estados Unidos, e comprovaram o que já se suspeitava: o casamento, de fato, engorda.
O casal, ao agradar um ao outro com alimentos e pratos saborosos, que normalmente não faziam parte do cardápio antes do “sim”, acompanhados pela correria e falta de tempo muitas vezes para bons hábitos de vida, faz com que a maior parte dos casais possam estar mais gordos depois de trocarem as alianças.
Depois de casados, alguns hábitos do casal podem oferecer gatilhos para o organismo armazenar energia. O homem já não tem a necessidade de chamar a atenção das mulheres e, por isso acaba relaxando no que diz respeito a seu corpo. Essa é uma das hipóteses defendidas pelos especialistas, de fato, que acreditam que a queda da necessidade de atrair uma mulher causa também a queda da autoestima, o que faz com que o homem fique ainda mais desleixado. A mulher, começa além de administrar o lar, ter uma vida corrida também nestes tempos modernos, e cuidados com os filhos, profissão, família, e muitas vezes fatores como ansiedade, stress motivam o consumo de outros alimentos que até então, não consumia, a falta de tempo ou tempo disponível para a prática de exercícios passa ser diferente quando solteira.
Após o casamento, as saídas para praticar exercícios dão lugar ao tudo incluso de uma viagem ou passeio. Eles acabam se tornando consideravelmente mais sedentários e a maior atração são atividades do casal, o que estão a conseguir juntos, ou individualmente. Mas o importante é que isso tudo é muito bom, mas como tudo na vida precisa de equilíbrio!!!
Nessa fase, é comum o convite aos amigos, familiares para virem até sua casa e cada dia um motivo para festejar.
Agora cuidando das finanças, do trabalho e dos afazeres do casal em casa e para com os filhos, tanto homens quanto mulheres encontram dificuldade em dedicar tempo para a prática regular de atividades físicas, o que aumenta a chance do acúmulo de peso.
A culpa não precisa apontar, somos todos frutos das nossas escolhas. O lado positivo é que o contrário também pode funcionar: se um dos dois faz uma mudança de hábitos para o saudável e emagrece, há grande possibilidade de o companheiro seguir o bom exemplo. Vale a dica! Tenho muitos clientes que apostaram e apostam em bons hábitos saudáveis, vem continuamente ao consultório e posso acompanhar e orientar. Alguns adotam o hábito de vida e dele tiram o sustento para o lar, outros viram esportistas, entre outros. Somente mudança no ponto de vista para a vida e no que depositam suas energias.
Atendimentos CLÍNICA VIVER, Formiga-MG Telefones: 37 3321-3610, 9 8827-3610