Com o objetivo de melhorar a convivência entre árvores e rede elétrica em ambientes urbanos, a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) lançou na terça-feira (27), o Manual de Arborização. Elaborado em parceria com a Fundação Biodiversitas, a publicação é direcionada a especialistas da área, ONGs e Prefeituras.
De acordo com o engenheiro de meio ambiente da Cemig, Pedro Mendes Castro, o material vai contribuir com a qualidade das árvores cultivadas. ?O conteúdo incorpora conhecimento, metodologias e práticas ainda incipientes no Brasil, relacionadas principalmente ao plantio e manutenção de árvores urbanas?, destaca.
Ainda segundo o engenheiro, nas cidades, o cultivo de árvores é um desafio, em virtude das adaptações que devem ser pensadas. Para tanto é preciso ter conhecimento sobre o assunto para amenizar os problemas e criar uma boa convivência entre os elementos naturais e urbanos.
Em sua terceira edição, o Manual de Arborização foi reformulado, com o intuito de acrescentar e atualizar técnicas e conceitos. As alterações devem-se às inovações no campo da arboricultura e à evolução das tecnologias de distribuição de energia elétrica. Entre os assuntos abordados estão a importância da árvore para o ambiente urbano, o planejamento, a implantação e o manejo da arborização, os aspectos legais e dicas de como lidar com situações de emergência.
Para o gerente de Gestão do Meio Ambiente da Distribuição da Cemig, Breno Sérgio Lessa Moreira, o Manual de Arborização faz parte da política de educação ambiental que a Empresa desenvolve. ?Reflete o valor da Cemig em crescer com sustentabilidade, o que demonstra sua responsabilidade com o meio ambiente?.
Além do formato impresso, o Manual está disponível na versão multimídia, com fotos, ilustrações e vídeos que enriquecem e tornam mais fácil o entendimento.
Sobre o Circuito
O Circuito Cemig de Arborização Urbana está percorrendo todo o Estado, com a proposta de discutir as boas práticas de arboricultura, além de aprimorar os trabalhos dos profissionais envolvidos no planejamento urbano, distribuição de energia elétrica e arborização.
Desde março, já foram realizados cinco encontros nos municípios de Juiz de Fora, Divinópolis, Varginha, Governador Valadares e Uberlândia. O Circuito termina em outubro, na cidade de Montes Claros. O evento conta com a participação de profissionais da Cemig, prefeituras, estudantes, ONGs e órgãos públicos ligados à gestão ambiental.
A participação é gratuita e as inscrições podem ser feitas pelo e-mail [email protected], informando nome, empresa, cargo, telefone e e-mail.

COMPATILHAR: