A Caminhada pela Conscientização do Autismo foi realizada no sábado (1º) em Formiga. O evento foi promovido pela Família Formiga Azul, com o apoio do Centro Municipal de Apoio à Aprendizagem (Cemap).

Centenas de pessoas se reuniram em frente a Prefeitura e seguiram para a praça São Vicente Férrer, vestidas com roupas na cor azul, cor simbólica do autismo.

Na praça foram realizadas brincadeiras lúdicas para as crianças, pula-pula, tatuagem, pintura de rosto, algodão-doce, pipoca e outras.

“Fomos atrás de colaboradores, onde muitos se colocaram prontamente a nos ajudar a realizar este evento tão importante para a comunidade autista. Realizamos uma caminhada e uma manhã de recreação e guloseimas para todos. Tivemos a oportunidade de levar mais conhecimento sobre a nossa causa: o autismo. Gostaríamos de agradecer a todos os que ajudaram e aos que participaram. Vocês fizeram a diferença. É preciso mais conhecimento e menos preconceito”, divulgou a Família Formiga Azul.

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) atinge pessoas de todas as etnias e classes sociais, mas as do sexo masculino representam 80% dos casos diagnosticados, por isso a cor simbólica azul.

A data foi criada em 2008 pela Organização das Nações Unidas (ONU) a fim de ampliar o conhecimento sobre o tema e reduzir o estigma em torno da condição. A data permite, ainda, que cada indivíduo seja respeitado e tratado como um membro de valor da sociedade.

Família Formiga Azul

A Família Formiga Azul é composta por um grupo de pais, familiares e profissionais que trabalham com pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O grupo tem como objetivo promover um espaço onde todos possam Representantes da Família Formiga Azul compartilhar seus sentimentos, experiência e vivências, ampliando a rede de informações sobre o TEA.

Com informações do jornal O Pergaminho

Foto: Kelvin Marden

Comentários

COMPATILHAR: