A chance de o pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff passar na Câmara subiu para 90%, de acordo com análise estatística do professor de economia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) Regis Ely.

Segundo o estudo, se a votação fosse hoje, 73% dos deputados votariam a favor do afastamento. A análise foi feita a partir de levantamento realizado pela reportagem com 509 deputados até as 18h30 de terça-feira.

Para que o processo seja aprovado, são necessários votos de 342 parlamentares, ou 67% do total. A Câmara tem 513 deputados, e a decisão está prevista para ocorrer no domingo.

A estatística considera que todos os deputados estarão presentes na votação. Cada falta implica um voto a favor do processo a menos. A partir da ausência de mais de 5% (27 deputados), cairia o número de votos favoráveis à saída de Dilma, e o resultado da votação se inverteria.

Os dados indicam crescimento da chance de impeachment em relação a levantamento anterior, que contou 71,9% de votos favoráveis ao afastamento de Dilma.

O algoritmo construído pelo professor parte do princípio de que a decisão dos deputados sofre influência do partido e do Estado pelo qual foram eleitos. Com base nisso, ele infere qual será a posição dos que ainda não declararam seu voto. Até ontem, segundo o jornal “O Estado de S. Paulo”, 29 deputados estavam indecisos, e 33 ainda não haviam se posicionado sobre o impeachment.

Sequência

Outro fator que deverá influir na opinião de quem ainda não declarou abertamente seu voto é a ordem de votação estipulada pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Ele determinou que a votação começará pelos Estados do Sul do Brasil.

A medida deve provocar um “efeito manada” entre os deputados que estiverem indecisos até o dia da votação, já que a estimativa indica que, registradas as posições de Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo, o percentual de votos favoráveis ao impeachment já terá atingido cerca de 78%.

Se em algum momento a votação estiver decidida, os deputados podem mudar de opinião ou se abster.

O algoritmo foi construído como exercício de previsão com fins didáticos e de demonstração do uso de técnicas de análise de dados em problemas práticos, afirma o professor da UFPel. Ely atua nas áreas de previsão, análise de dados, séries temporais e finanças. Contribuíram com o projeto os professores Cláudio Shikida (UFPel) e Bruno Speck (USP).

Rio de Janeiro

Protestos. Grupos pró e contra o impeachment convocaram manifestações para a praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, no próximo domingo. A PM precisou intervir para que os atos não ocorressem no mesmo horário.

Pedido

VolumesOs textos que integram o pedido de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff, incluindo o parecer favorável da comissão especial, foram publicados ontem no “Diário da Câmara dos Deputados”.

Tamanho. Os textos ocupam 11 volumes do diário, em quase 10,5 páginas. Anteontem, o parecer da comissão, aprovado por 38 votos a 27, foi lido para um plenário quase vazio pelo primeiro-secretário da Casa, Beto Mansur (PRB-SP). Ele gastou cerca de quatro horas e meia com a tarefa.

Etapa. A publicação é o passo seguinte do procedimento. Na sexta-feira, o plenário da Câmara abrirá a sessão de discussão do pedido do impeachment.
Números

11 volumes ocupam os textos do impeachment

10,5 mil páginas, contando com o relatório da comissão

4h30 foi o tempo necessário para a leitura dos textos. 

 

Fonte: O Tempo Online||

COMPATILHAR: