A cidade de São Paulo deve começar a imunizar crianças contra Covid-19 a partir da próxima segunda-feira (17).

No estado, a data oficial ainda não foi divulgada pela gestão de João Doria (PSDB).

A vacinação, segundo o prefeito Ricardo Nunes (MDB), será iniciada pelo grupo de 11 anos, estimado em 168 mil crianças.

“Se nós recebermos as vacinas, nós estaremos distribuindo no sábado e aí teremos início da vacinação das crianças na segunda-feira. Iniciaremos [vacinação] com as crianças de 11 anos”, afirmou o prefeito Ricardo Nunes (MDB).

Na sequência, o município vai ampliar a imunização para as crianças de 5 a 10 anos, público estimado em 1,35 milhão.

Em agenda na manhã desta quinta (13), o prefeito Ricardo Nunes disse não saber a quantidade exata de doses que a capital receberá do governo do estado na primeira remessa, mas afirmou ser suficiente para a primeira faixa de idade.

Sem calendário

A imunização na capital será escalada por idade, em ordem decrescente, mas ainda não há um cronograma de datas. A gestão municipal aguarda o cronograma de envio dos lotes para definir o esquema vacinal.

A capital decidiu não seguir a proposta do estado, divulgada nesta quarta, que prevê vacinar inicialmente crianças com comorbidades, além de indígenas e quilombolas.

A gestão estadual também recomendou que a aplicação seja feita nas escolas. O secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido, já havia criticado e descartado essa possibilidade.

A imunização das crianças deve ser feita em salas separadas nos postos de saúde da cidade.

Chegada do primeiro lote

O primeiro lote da vacina da Pfizer contra Covid-19 para crianças chegou ao Brasil na madrugada desta quinta(13).

A remessa com 1,248 milhão de doses desembarcou no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, e foi encaminhada para o Centro de Distribuição do Ministério da Saúde, em Guarulhos, na Grande SP.

A imunização desse grupo foi autorizada pela Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) em dezembro de 2021.

Cadastramento no estado

Nesta quarta-feira (12), o governo de São Paulo anunciou abertura do pré-cadastro para início da imunização de crianças de 5 a 11 anos contra a doença.

Os pais podem acessar o site do governo paulista para inserir os dados da criança e agilizar o atendimento nos postos de saúde do estado.

Fonte: g1

COMPATILHAR: