A dica de leitura para esta semana é o livro “Clara dos Anjos” um romance do escritor Lima Barreto.

O projeto “No Meio do caminho tem um Livro” é realizado pelas três bibliotecas públicas de Formiga.

A obra aborda o preconceito racial no Brasil após a abolição da escravatura e sobre o papel da mulher nos primeiros anos da República.

O livro publicado postumamente, narra a história da Clara, uma bela jovem de 17 anos que vive no subúrbio do Rio de Janeiro. Pobre, negra, filha de um carteiro e de uma dona de casa, a menina sempre recebeu a melhor educação e acolhimento.

Durante as comemorações do seu aniversário, conhece Cassi. Um rapaz boêmio, sedutor convicto que possuía em seu currículo “amoroso” a conquistas de várias jovens e de mulheres casadas. As moças, vítimas, eram quase sempre mulatas ou negras, humildes e ingênuas. A mãe do rapaz, contudo, sempre o defendeu com unhas e dentes de todas as acusações feitas contra o filho.

Nossa inocente protagonista acaba se apaixonando pelo cafajeste e iludida de amor, acaba finalmente caindo na lábia do interesseiro rapaz e se entrega a essa falsa promessa de paixão verdadeira.

Ao perceber que Clara esperava um filho seu, Cassi desaparece, deixando a menina desamparada.

Ao procurar pela mãe do crápula, é prontamente maltratada e humilhada, especialmente devido à cor da sua pele e a sua condição social. É nesse momento que Clara entende sua condição social.

Clara dos Anjos é um livro que trata de temas difíceis e espinhosos, especialmente polêmicos no período em que a obra foi escrita e lançada, embora não deixe de conter doses pontuais de humor e ironia.

Fonte: Bibliotecas Públicas

Foto: divulgação bibliotecas

COMPATILHAR: