A Secretaria Municipal de Educação e Esportes de Formiga iniciou em janeiro, deste ano, a organização de capacitações, formações e elaboração de Mapas de Focos a serem trabalhados na educação infantil e no ensino fundamental anos Iniciais e anos Finais. Essa formação, direcionada por profissionais contratados, será realizada durante o ano letivo, com a participação de todos os profissionais da educação da rede municipal de Formiga.

Gestores, pedagogos, professores e assistentes da rede municipal de educação estão trabalhando coletivamente na construção de Mapas de Foco com habilidades essenciais para os alunos atendidos nas escolas da rede.

A ação pedagógica teve como ponto de partida os resultados dos diagnósticos do Emad(Exame Municipal de Avaliação Diagnóstica) aplicados aos alunos da rede e tem como objetivo minimizar o desnivelamento escolar provocado pelos limites impostos no âmbito do ensino-aprendizagem durante a pandemia.

Nessa construção coletiva, os profissionais da educação da rede municipal definem metas e estratégias para cada ano escolar e reafirmam o compromisso de zelar por uma educação de qualidade no município.

Essa iniciativa da Prefeitura de Formiga, por meio da Secretaria Municipal de Educação, faz parte de um quadro de ações previstas para o ano de 2022 com o fim de fomentar a qualidade educacional ofertada nas escolas municipais.

“As formações continuadas aplicadas aos profissionais da rede municipal, visando a análise do nosso cenário educacional pós-pandemia serão um norteador importante para a aplicação eficaz de estratégias, enfoque das habilidades base do nosso planejamento e reflexão da defasagem ensino aprendizagem em nossas instituições de ensino”, ressaltou Tatina Camargo França Dasmaceno – Diretora do CEMEI.

“A Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Formiga está dando um grande passo para minimizar o impacto negativo da defasagem de nossos alunos, que se instaurou durante o período de pandemia. Dando a todos nós, educadores da rede, a oportunidade de contribuir ativamente para o desenvolvimento desse trabalho em equipe. Essa formação tem sido um processo de grande aprendizagem e troca de experiências para todos nós da rede. Com a equipe toda engajada, tenho certeza que teremos um resultado satisfatório, principalmente para os nossos alunos, que são nosso maior foco”, enfatizou Daniela de Oliveira – Pedagoga da Escola Municipal Angelita Gomes Pereira.

“A formação oferecida pela SEMEE vem em um momento no qual os profissionais da educação anseiam dividir experiências e inseguranças vividas na retomada das aulas presenciais. As formadoras responsáveis apresentam práticas e sugestões eficientes que poderão nortear o trabalho pedagógico a ser desenvolvido em 2022. Espero que as próximas reuniões continuem produtivas e enriquecedoras. Sinto-me motivada em participar desses encontros”, destacou Helen Édma Alexandrino – Professora – CEI Dalva Barbosa Pereira.

“O encontro formativo que está sendo realizado pela Secretaria de Municipal de Educação e Esporte de Formiga – Mapas de Foco e Mapas de Vivência – está sendo uma grande oportunidade para que juntos possamos construir e alinhar as necessidades dos nossos alunos no processo de uma aprendizagem significativa. Todo acolhimento se faz no saber ouvir e essa troca de experiências e reflexões sobre as diretrizes tem nos possibilitado identificar a partir do planejamento (BNCC) as aprendizagens e habilidades prioritárias para o avanço dos alunos num período tão desafiador”, finalizou Valéria Cristina do Nascimento Tiago – Professora – Escola Municipal Lídia Braga.

A Secretaria Municipal de Educação e Esporte, através do setor pedagógico, que estruturou toda a formação, atendendo aos anseios de seus profissionais da educação e às reais necessidades de seus alunos, principalmente no que diz respeito a esse novo quadro educacional provocado pela pandemia, vem reforçar seu empenho em oferecer a todos uma educação de qualidade com equidade.

 

Fonte: Decom

COMPATILHAR: