Super tela
Astronauta que passou 178 dias no espaço, acumulou 114 milhões de quilômetros viajando em 2842 órbitas ao redor da terra. Suas conclusões e observações sobre o que viu e aprendeu, são de grande importância e merecem ser melhor compreendidas por todos aqueles que se preocupam, ainda que minimamente, com o futuro do nosso planeta. Mais detalhes nesta mesma edição em matéria compartilhada pelo professor José Ivo da Silva.

Foto: Wikipédia/domínio público
Carnaval para a Melhor Idade
O nome dele é Geninho e ele é o atual prefeito da cidade de Itapemirim, ES, que conta com uma população de 39.832 habitantes, segundo dados do IBGE. No carnaval o ilustre alcaide, inovou, embora não tenha inventado a roda, e se divertiu pela cidade participando de animado bloco carnavalesco, formado pela turma da Melhor Idade. A postagem oficial pode ser conferida no Instagram dele.
Acampamento da Igreja Adventista do 7º Dia promove retiro espiritual no período de Carnaval
O acampamento ocorreu às margens de Furnas, mais precisamente nas dependências do Encosta do Lago, que abrigou mais de 100 fiéis da Igreja Adventista do 7º Dia. De sexta-feira (28) a terça-feira (4), inúmeras atividades foram realizadas sob a coordenação de uma competente equipe, que, certamente, se desdobrou para garantir o sucesso do evento. Adultos de diversas faixas etárias, jovens e crianças, todos, de forma coletiva ou individual, cada um a seu modo e tempo, receberam orientações sobre saúde, informações sobre temas ligados à espiritualidade e ainda tiveram a oportunidade de participar de cultos. Essas atividades foram intercaladas com brincadeiras, jogos, disputas e outras formas de entretenimento e lazer saudável e coletivo. As equipes formadas, respeitando as faixas etárias e suas respectivas dirigentes, se revezavam no atendimento aos participantes e no cumprimento dos objetivos por eles programados. Os participantes eram das cidades de Formiga e Arcos. O cuidado e o carinho dispensados a todos foram, na visão do pessoal do Encosta do Lago, o segredo do sucesso, dessa forma saudável e inteligente de proporcionar aos participantes, especialmente aos jovens, as condições necessárias para se afastarem do mau exemplo ou das armadilhas que o período dedicado a Momo lhes oferece nas cidades.
Sobre turismo: uma no cravo e outra na ferradura
Mar de Minas, região se consolida como destino do Carnaval da tranquilidade. A ocupação hoteleira foi de 100%, diz a matéria trazida pelo portal do O Tempo. Aqui em Formiga, isto foi sim, verdade. Ao menos no que toca a ocupação hoteleira. É claro que alguns percalços houveram, como acidentes em rodovias, trazendo turistas para nossa região, mas isto, é até compreensível quando se sabe que o número de veículos aumentou exponencialmente em nossas rodovias. Também os abusos na condução de certas embarcações precisam ser coibidos, uma vez que, a atração maior é sem duvida o que nos oferta o Mar de Minas. É mais que valida a informação de que “água é vida”, portanto…

Foto: Thiago Vilela
CEMIG fez propaganda enganosa, mais uma vez
As publicações da CEMIG, distribuídas imprensa nas últimas semanas dão conta de que a preparação para enfrentar o Carnaval previa uma série de providências visando se evitar que, a velha marchinha que devidamente adaptada e é cantada assim: Margem de Furnas, lugar que nos seduz, de dia falta água e de noite falta luz. Por aqui, na região de Pontevila, mais precisamente no Encosta do Lago, o que se viu foi que o SAAE fez de tudo para evitar a falta do precioso líquido e para tal, o amigo RINCON ficou na segunda-feira, de castigo, das 6:30 horas, às 23 horas esperando que a empreiteira da CEMIG substituísse um transformador que resolveu por conta própria se aposentar. Boa vontade da empreiteira, houve sim, mas ao que parece, a CEMIG falhou na fase burocrática ao emitir a ordem par a execução do serviço ( reparo). E o que é pior, falhou também na poda das arvores por onde passam as velhas redes em cabos de alumínio, em meio a “floresta”. A tragédia estava como ainda está, mais que anunciada. É hora de pensar que a atividade turística depende sim, e muito, do entrosamento da órgãos governamentais, sejam eles de qualquer esfera: municipal ou federal. Quem depende do funcionamento de poço artesiano não pode prescindir de um serviço rápido na manutenção da capenga rede elétrica que à décadas serve a região Balneário, nosso carro chefe para atração da atividade turística.