O Colégio Pitágoras, tradicional rede de ensino de Belo Horizonte, vai fechar as portas em 2022. A unidade escolar fica na avenida Prudente de Morais, no bairro Cidade Jardim, região Centro-Sul da capital. Um comunicado foi enviado aos pais, na noite de quinta-feira (11), falando sobre o fechamento da instituição de ensino a partir do ano que vem.

“Estamos confiantes de que construímos uma jornada de sucesso até aqui e queremos garantir que, até o final deste ano letivo, o calendário escolar e o planejamento pedagógico anuais seguirão normalmente, sem qualquer alteração”, escreveu o colégio no comunicado. 

A instituição informou ainda que firmou uma parceria com a instituição de ensino Coleguium para que os alunos sejam transferidos para a unidade escolar. “Zelando pelo comprometimento que sempre tivemos perante nossa comunidade escolar e pelo acolhimento, que é nossa marca registrada, firmamos parceria com o Coleguium, aqui de Belo Horizonte. Todos os nossos alunos e famílias interessadas terão vaga garantida para o ano letivo de 2022, basta citar o Pitágoras no contato com a Central de Relacionamento do Coleguium, no telefone (31) 3490-5000”, diz o comunicado.

“Escola é lugar de troca, de convívio, de aprendizado. Temos certeza de que, em todos esses anos, não apenas nossos estudantes aprenderam conosco, mas nós também aprendemos com eles. Agradecemos a confiança de todos e nos colocamos à disposição para esclarecimentos e atendimentos por meio do telefone (31) 2111-2100”, complementa o informativo.

Pais se entristecem com fechamento

A socióloga Adriana Piedade Ferreira, de 47 anos, contou que tem dois filhos estudando no colégio e uma relação de seis anos com o Pitágoras. De acordo com ela, foi feita uma reunião com os pais na noite desta quinta-feira (11), mas eles não imaginavam que fosse para o fechamento da unidade, já que muitos já tinham até mesmo feito a matrícula para 2022. 

“As famílias ficaram muito abaladas. Temos um laço muito forte com a escola, com a equipe da escola, com os professores. Nós fizemos várias amizades lá. O que eu acho é que esse processo não foi feito de forma transparente e não levou em consideração o lado humano da escola. Eles poderiam ter comunicado antes que tinha essa possibilidade de fechamento para que a gente pudesse se preparar emocionalmente e também nos organizar para o próximo ano, porque as escolas já fecharam o processo seletivo”, considerou.

A mãe dos alunos disse ainda que a filosofia do Coleguium não é compatível com o que ela procura para a família dela. “No meu caso, não é uma escola coerente com o perfil e filosofia da minha família. E eles fizeram isso porque o Coleguium faz parte do grupo econômico deles, então nós nos sentimos quase que obrigados a migrar para essa escola”, reclamou.

Nessa sexta-feira (12) muitos pais ficaram conversando na porta da escola e alguns alunos choraram por causa do fechamento da escola. 

COMPATILHAR: