A Polícia Militar informou nesta sexta-feira (6) que um veículo colidiu contra uma locomotiva da VLI e foi arrastado por ela na noite dessa quinta-feira (5), no Centro de Formiga.
Segundo a PM, três pessoas estavam no veículo no momento do acidente, mas ninguém ficou ferido.
O condutor do carro relatou aos policiais que seguia pela Rua Floriano Peixoto, foi transpor a linha férrea e colidiu contra a locomotiva. De acordo com ele, a cancela não estava abaixada. Houve apenas danos materiais.
A VLI emitiu uma nota sobre o ocorrido. Confira abaixo:
“A VLI, controladora da linha férrea, esclarece que registrou uma ocorrência ferroviária na passagem em nível localizada no Centro de Formiga, no Centro-Oeste mineiro, por volta das 22h40 dessa quinta-feira (5). O motorista de um veículo tentou cruzar a linha férrea no momento da passagem de um trem, provocando a colisão. Não houve feridos.
A empresa lamenta o registro e informa que todos os procedimentos de segurança, como a redução da velocidade e alertas sonoros, foram adotados. Além disso, vale ressaltar que, conforme o artigo 29 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), os veículos que se deslocam sobre trilhos têm preferência de passagem sobre os demais, respeitadas as normas de circulação.
A maioria das ocorrências poderia ser evitada com a adoção de um comportamento seguro em relação à linha férrea. A atenção é o principal fator para se evitar um atropelamento ou colisão. Entre as dicas que motoristas e pedestres devem ser aplicar todos os dias estão:
- Antes de cruzar a ferrovia em seu veículo, reduza a velocidade, olhe para os dois lados e escute.
- Compreenda os sinais e os avisos de segurança.
- Ao atravessar a linha férrea: pare, olhe e escute!
- Só atravesse a linha férrea em locais seguros e sinalizados.”
Fontes: Tribuna Centro-Oeste/VLI