Às vésperas de uma nova eleição, a exemplo de todas as outras que já tivemos, ainda serão muitas as pesquisas de intenção de voto, no caso de agora, realizadas por empresas como Genial/Quaest, BTG/FSB, Datafolha e Ipespe, entre outras.

Em todas, como sempre foi, existe o cuidado de trabalhar com uma margem de erro na amostra apresentada, porque o trabalho não é feito em cima de números absolutos.

Na televisão não é muito diferente. Como informou à coluna a própria CEO do Kantar IBOPE, Melissa Vogel, em uma conversa recente, existe a exigência de algumas correções, o que no passado chegou a ser conhecido como “overnight”.

Ou seja, há necessidade de geralmente ou grande frequência retificar no consolidado, registros apresentados no minuto a minuto do dia anterior.

O que chama a atenção, por um lado, é o rigor que deve existir nessas revisões, porque muitas vezes a diferença de programa para programa ou de uma TV para outra, se dá na casa dos decimais.

Por outro, e até para a própria transparência do serviço apresentado, seria também conveniente, como acontece na política, a divulgação da “margem de erro” ou das correções realizadas.

Aí, sim, no que toca a esta parte, estaríamos bem próximos do mundo ideal.

 

Posição – 1

 

Sobre o assunto colocado acima, a coluna teve o cuidado de procurar o Kantar, que mandou a seguinte explicação:

“O cálculo da margem de erro para pesquisas de audiências segue características específicas. As probabilidades estatísticas podem variar conforme critérios de público-alvo, faixa de tempo da análise e nível da audiência”.

 

Posição – 2

 

Prossegue a nota do Kantar Ibope: “Por contemplar estas variações associadas a diversos fatores de consumo, a margem de erro não segue um patamar padrão”.

E finaliza: “todos os critérios das pesquisas de audiência são avaliados em conjunto com representantes técnicos das emissoras, num comitê criado para esta finalidade”.

 

 

Cabeça de bacalhau

 

Apenas uma consideração de quem não tem nada diretamente com o assunto: a escolha desses “representantes técnicos”, pelo jeito, deve seguir os mesmos critérios ou segredos da instalação dos meters.

A coluna até se esforçou nas consultas a algumas emissoras, mas não conseguiu levantar o nome de nenhum desses representantes. Não tivemos, no entanto, resposta do motivo de não se divulgar a margem de erro.

 

Tudo igual

 

Chegaram a circular rumores, inclusive internamente, de que o esporte das rádios passaria a funcionar sob nova direção.

Nada disso. Segue tudo como sempre foi, com a direção de Denis Gavazi, com Fábio França cuidando da BandNews FM e Ricardo Caprioti da AM.

 

 

Por que não?

 

Neste último final de semana, tivemos a Virada Cultural e não se entende a razão da TV Cultura não fazer uma parceria com a Prefeitura de São Paulo.

Um evento descentralizado, com vários shows em diferentes regiões da cidade.

 

 

Olha só

 

Na Freguesia do Ó, por exemplo, zona norte da cidade, subiram ao palco artistas como Diogo Nogueira, Péricles, pessoal da Vai Vai e o maestro João Carlos Martins, entre outros.

Todos eles num mesmo local. Uma pena que ninguém da Cultura pensou nisso ou não houve a iniciativa. Seria uma oportunidade ótima para buscar audiência e prestar serviço cultural.

 

Vale considerar

 

Se brasileiros avançarem às quartas de final da Libertadores, poderemos ter três confrontos: Athletico-PR e Fortaleza, Atlético-MG e Palmeiras, Flamengo e Corinthians. Já imaginou?

Oportunidade única para SBT e ESPN surfarem na audiência.

 

Jornalismo

 

Na TV Jovem Pan, depois de toda a encrenca, do sai-não sai de férias e no fim ele acabou indo, está marcada para esta segunda-feira a volta de Caio Coppola.

Só que sem emoção não vale. O suspense deve durar até quase seis da tarde, horário que ele entra no ar.

 

Nada ainda

 

Já existe até um certo nervosismo em torno, mas o fato é que a Band ainda não tem agendadas as estreias do programa de humor, “Nóis na Firma”, e nem mesmo do musical da Lívia Andrade.

 

E também ninguém sabe explicar onde ou o que tá pegando.

 

 História da Celly

 

No dia 16 teremos o lançamento de “Um Broto Legal”, cinebiografia de Celly Campelo (1942-2003), famosa por sucessos como “Banho de Lua” e “Túnel do Amor”, entre outras. No filme, Celly é interpretada por Marianna Alexandre, que fez “Gênesis” na Record e agora estreia no cinema, como a jovem aspirante a cantora, do interior de São Paulo, que conquista o país com sua bela voz e jeito moderno.

 

Mariana desbancou várias outras candidatas ao papel. Ainda no elenco, Danillo Franccesco, Paulo Goulart Filho, Martha Meola, Petrônio Gontijo, Felipe Folgosi, entre outros.

 

Bate – Rebate

 

 

  • Marcos Mion, se tudo der certo, voltará aos estúdios da Globo nesta terça-feira para retomar as gravações do seu “Caldeirão”…
  • … O apresentador, como se sabe, precisou se afastar de todos os trabalhos na televisão por causa da Covid-19.
  • Record promove, nesta terça-feira, a coletiva de imprensa de “Todas as Garotas em Mim”, no WTC – Espaço L´Atelier…
  • … A série estreia na terça da próxima semana, dia 7.
  • Está certo que já existe uma tradição, mas o título “Altas Horas”, em seu novo horário, já não se justifica muito…
  • … O programa agora está entrando às 22h30. A Globo poderia, até como homenagem ao apresentador, abrir uma exceção e colocar o nome do Serginho Groisman.
  • Aliás, em se tratando de Globo, hoje tem a estreia de “Cara e Coragem” na faixa das 19h…
  • … E já com direito a reprise na madrugada, depois do Pedro Bial.
  • Assim como tantos outros setores, a vida teatral nas grandes cidades também está tentando voltar ao normal…
  • … Mas ainda existem cancelamentos de espetáculos por casos de Covid…
  • … Por exemplo, Lilia Cabral neste último final de semana em São Paulo.

C´est fini

Vale destacar que a Rede TV! promoverá mudanças importantes na sua grade de programação nesta segunda-feira, com o seu principal jornal voltando a ser exibido às 19h30 e o “TV Fama” na faixa das 21h30.

Não deixa de ser uma grade melhor amarrada, até com chances de alavancar seu entretenimento.

COMPATILHAR: