Na imprensa esportiva, o time do coração às vezes fala mais alto
No passado, os cronistas esportivos, como eram chamados, faziam absoluta questão de não revelar os times para os quais torciam.
Só alguns poucos não estavam nem aí e escancaravam mais.
Lembro que na década de 1990, incentivado pelo Osmar Santos, quanto ele ainda estava na Jovem Pan, consegui publicar na antiga Folha da Tarde uma relação completa, entregando os clubes de coração de narradores, comentaristas, repórteres e plantões. Natural cada um ter o seu.
É claro que, alguns, não aceitando a divulgação, até se esforçaram em desmentir. Tudo bem. Do jogo. Os tempos eram outros.
Hoje, embora existam os que ainda disfarcem, não é difícil descobrir a preferência de cada um. E nada, também, que altere o placar, porque o que interessa e importa é o esforço em oferecer o melhor dos trabalhos.
E a maioria, reconhecidamente, oferece. A nossa imprensa esportiva é das mais competentes. Porém, é pitoresco verificar como, de quando em vez, determinados acontecimentos mexem com essa paixão.
Quase uma semana se foi e ainda há quem insista em discutir e advogar lances de Palmeiras e São Paulo, da Copa do Brasil, disputado na semana passada. Isso de um lado e de outro, até de forma ostensiva. Quase briga de bar.
Tudo daqui
Como já sabido, a Globo acertou com Tiago Leifert para transmitir a Copa do Catar no Globoplay, no SporTV e no ge. Uma partida por dia entre 21 de novembro a 18 de dezembro.
E já está certo que esse trabalho será todo realizado aqui no Brasil. Falta ainda fechar a equipe.
Taça das Favelas
Ainda neste julho, começa a disputa da Taça das Favelas, entre comunidades do Rio e São Paulo. Masculino e Feminino.
Em novembro, dia 19, haverá jogos entre as seleções de cada um, com transmissão da Globo.
Convenção
Depois de algum tempo sem promover o evento por causa da pandemia da Covid-19, o SBT vai realizar neste próximo sábado, com apresentação de Simone Queiroz, o 10º Encontro Nacional do Jornalismo.
Será presencial, na sede da Anhanguera, e também online, reunindo profissionais de todas as emissoras – afiliadas e regionais. Na pauta, certamente, a cobertura das eleições.
Convidada
Grazi Massafera começou a gravar uma participação especial em “Travessia”, novela que substituirá “Pantanal” na faixa das 21h da Globo.
Ela faz a mãe da personagem de Jade Picon.
Artista exclusiva
Angélica assinou um contrato longo com a WarnerMedia para comandar programas na plataforma HBO Max. Nada mudou em relação a isso.
Depois do “Jornada Astral”, um segundo projeto está em desenvolvimento. Porém, a exemplo de tudo, aguarda-se o desfecho da fusão com o Discovery.
Programa 1.000
No dia 26, terça da semana que vem, a Globo vai levar ao ar o programa número 1.000 do “Conversa com Bial”.
A produção, claro, já tem o convidado da ocasião, mas ainda não revela.
No clima
Por aqui foi antecipado que Band e Liga das Escolas de Samba de São Paulo abriram entendimentos visando as próximas temporadas. Se vai rolar ou não…
Mas pegando carona nesse clima, o “MasterChef” gravou uma prova no Sambódromo na qual os participantes terão que servir uma feijoada completa para 100 integrantes das escolas de samba do Grupo Especial. No ar, na próxima terça-feira.
Ponto de apoio
Finalmente, a direção da TV Cultura decidiu calçar melhor a grade do seu começo da manhã, um ponto de apoio para o telejornal “Esta Manhã”.
A cada dia entra um programa diferente, em reprise, às 6h30, como “Opinião” e “Giro Econômico”, por exemplo.
E essa agora?
Tudo quanto é carta, telefonema ou postagem de quem não se identifica não se deve levar a sério, mas nos grupos de WhatsApp da CNN Brasil foi distribuído um aviso para que todos tomem cuidado com a Giardíase, causada por água e alimentos contaminados. Sintoma é a diarreia.
Pode passar por aí as inúmeras baixas que o elenco da emissora tem sofrido nos últimos tempos.
Acelerando
“Reis”, série da Record, voltará ao ar com capítulos inéditos, terceira temporada, a que leva o subtítulo de “A Rejeição”, no dia 10 de agosto.
A quarta e a quinta, “A Escolha” e “A Perseguição”, já estão totalmente escritas e em produção.
Cinema
A Netflix marcou para 1º de setembro o lançamento do filme “Vizinhos”, comédia com Leandro Hassum e Maurício Manfrini, o Paulinho Gogó.
Júlia Rabello, Marlei Cevada, Julia Foti, Lucas Leto, Vilma Melo, Nando Cunha, Dja Marthins, Hélio de la Peña, Sophia Guedes e Yves Miguel completam o elenco. Mais um da parceria Roberto Santucci e Paulo Cursino.
Teatro
Atualmente em “Além da Ilusão” no papel da divertida Julinha, viciada em jogo, Alexandra Richter, homenageia grandes nomes como Dercy Gonçalves, Nair Bello, Hebe Camargo, Berta Loran e a americana Lucille Ball em “Uma Loira na Lua”.
O espetáculo estreia dia 5 de agosto no Teatro Opus Frei Caneca, em São Paulo.
Bate – Rebate
- Circo Teatro Dedé Santana vai estrear curta temporada no Shopping Metropolitano Barra, Rio, a partir desta sexta.
- Murilo Benício, em “Pantanal”, capítulo de terça-feira, mostrou porque é um ator bem acima da média…
- … Segurou um close, modificando expressões, por muitos minutos.
- Com Fernanda Souza e Andressa Cabral na apresentação, o reality “Iron Chef Brasil” estreia dia 10 de agosto na Netflix…
- … É uma competição entre grandes promessas da gastronomia e os maiores chefs do Brasil.
- “Central das Eleições”, da GloboNews, que será conduzido por Natuza Nery, estreia na próxima segunda-feira, às 19h…
- … O primeiro convidado será André Janones, pré-candidato do Avante.
- Fátima Bernardes será a entrevistada do “Roda Viva”, na TV Cultura, segunda-feira.
- É bom ver como Mariana Rios estreou bem na apresentação do “Ilha Record”…
- … No jeitinho dela, ela leva o programa com classe e elegância, sem deixar de impor a sua segurança.
- Nesta quinta-feira, às 22h, o “Arquivo A” da TV Aparecida vai destacar os 100 anos de um dos mais importantes meios de comunicação do Brasil: o rádio…
- …A reportagem trará entrevistas e destacará fatos como a primeira transmissão radiofônica no país, ocorrida no centenário da independência em 1922, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
C´est fini
O SBT terá três equipes realizando cobertura jornalística da Copa do Mundo no Catar.
Já estão confirmados para este trabalho, Sergio Utsch (do Jornalismo), João Venturi e André Galvão (os dois do Esporte).