Inconformados com os números da prévia do Censo 2022, prefeitos de cidades integrantes da Associação Pública dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande (Ameg) e da Associação de Municípios da Baixa Mogiana (Amog) agendaram para a próxima terça-feira, 2, em Passos, uma reunião para discutir sobre os números prévios divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que apontam queda em relação à última estimativa, de 2021. Uma das alternativas em análise é uma ação coletiva contra o instituto. No Sul de Minas a prévia registrou queda de 1,9% menor do que apontava a estimativa de 2021. (Folha da Manhã – Passos)

 

Itabira faz análise da água

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Itabira realiza controle da qualidade das águas que chegam nas residências dos itabiranos. A autarquia possui laboratório próprio e, em 2022, analisou 4.703 amostras de água. Em cada amostra podem ser analisados parâmetros químicos e microbiológicos, tais como temperatura, turbidez, cor, cloro residual livre, PH, coliformes totais e Escherichia coli. Em média, ao longo de 2022, o laboratório central do Saae analisou cerca de cinco parâmetros em cada amostra. (De Fato Online – Itabira)

 

Aluna oferece orientação nutricional em Varginha

Entre os meses de novembro e dezembro, a aluna Jullia Maria Felicioni Ferreira, do curso de Nutrição do Centro Universitário do Sul de Minas (Unis), desenvolveu um projeto de extensão de orientação nutricional para alta hospitalar, durante o seu estágio supervisionado em nutrição na clínica no Hospital Bom Pastor, em Varginha. Focado em cerca de 50 pacientes internados no posto B1 e C do Hospital Bom Pastor, o projeto foi desenvolvido pela aluna com orientação da Profa. Érika Aparecida de Azevedo Pereira (Gazeta de Varginha – Varginha)

 

Patrocínio revitaliza estação de água

Sempre trabalhando para manter o bom funcionamento de seus equipamentos, a eficiência no tratamento e a qualidade da água distribuída, o Departamento de Água e Esgoto de Patrocínio (Daepa) tem promovido diversas melhorias em sua estrutura nos últimos anos. Nesta semana foi entregue a revitalização completa da Estação de Tratamento de Água localizada no Bairro São Judas, que recebeu nova pintura, consertos pontuais, revisão das partes elétrica e hidráulica bem como novo paisagismo em seus jardins. (Jornal de Patrocínio – Patrocínio)

 

Saae São Lourenço planeja obras

Foi realizada na semana que passou uma reunião de planejamento das ações do Serviços Autônomo de Água e Esgoto para o ano de 2023. Na pauta estavam a realização de obras e investimentos que serão executados na melhoria da drenagem urbana, gestão dos serviços do Saae e ampliação do abastecimento de água. Entre os projetos, a ampliação do abastecimento de água tratada em São Lourenço. A atual gestão municipal vai dobrar a capacidade de armazenamento de água, passando de quatro milhões de litros para oito milhões. (Jornal Panorama – São Lourenço)

 

Crimes violentos caem em Juiz de Fora

Representantes da Prefeitura e das polícias Civil e Militar fizeram um balanço dos índices de criminalidade em Juiz de Fora nos últimos dez anos. Apesar da identificação do crescimento de vários indicadores em 2022 em relação ao ano passado, a avaliação é de que a cidade vive uma curva que aponta a diminuição dos índices de violência na última década. Isso porque o ano de 2021 é considerado atípico, por conta dos vários períodos de restrição de circulação motivados pela pandemia da Covid-19. Descartando-se o ano de 2021, 2022 é o ano que apresenta o menor número de crimes violentos de 2013 para cá. Foram 870 registros até o dia 27 de dezembro. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)

 

COMPATILHAR: