Saiba tudo sobre como obter um sorriso branco. A saúde dental é muito importante, principalmente evitando a procriação de baterias e carias, mas que tenha um visual branco e claro também ter que levar em conta. Vamos explicar como conseguir um correto clareamento dental. As manchas na estrutura do dente são ocasionadas por muitas causas diferentes, para ter um sorriso brilhante e belo, evitar as atividades, alimentos e bebidas que provocam manchas. Bebidas como café, refrigerantes e o vinho tinto podem gerar manchas nos dentes, como o tabaco, uma deficiente limpeza dental e algumas doenças. Ao consumir alguns alimentos ou bebidas é melhor escovar os dentes o antes possível, não só depois de cada comida, para assim evitar que as manchas aprofundem nas camadas do esmalte dental.
Como funciona o clareamento dental?
O clareamento dental consiste em duas partes: a primeira parte consiste na remoção de manchas da camada externa da estrutura do dente e embaixo da superfície do esmalte. A segunda, se preveem da nova aparição de novas manchas, eliminando e clareando as manchas, protegendo os dentas de novas manchas. A eliminação das manchas da camada externa do dente requer ações químicas e físicas, como a remoção e alteração químicas das manchas. Isto destrói ou altera as manchas da camada externa do esmalte, obtendo dentes mais brancos e brilhantes. Para remover as manchas acumuladas embaixo do esmalte é preciso clarear a superfície, que é um processo químico que consiste em eliminar a cor mediante a oxidação das moléculas da mancha.
Os métodos de clareamento variam segundo a concentração de peróxido, agente usado para o clareamento que permite controlar gradualmente a brancura que se deseja nos dentes. Estes procedimentos dentais incluem tratamentos profissionais oferecidos pelas melhores empresas, com produtos como fitas clareadoras, carvão clareador, espumas e creme dental. Por um lado, tem uma abrasão química mediante produtos com ação de polimento físico das manchas que se produzem na superfície dos dentes. Muitas pastas dentais possuem uma textura mais densa, com esta razão, que com o acionar da escova já é um ato de raspagem física de manchas e resíduos. O clareamento químico da maioria das fitas clareadoras, suportes dentais com gel e enxágues funcionam ao pôr em exposição aos dentes com os agentes químicos clareadores como o peróxido de carbamida e o peróxido de hidrogênio. Uma das principais diferenças entre estes produtos e um tratamento num consultório é simplesmente a concentração das sustâncias químicas em comparação dos produtos de venda livre.
Que produtos funcionam?
Tanto os produtos de abrasão física como os de clareamento químico são eficazes para branquear os dentes.
- Pasta de dente clareadora: à diferença da pasta normal, este possui um caráter mais abrasivo, mas tem pastas que não indicam que sejam clareadoras e funcionam também. As pastas clareadoras podem reduzir as manchas externas dos dentes, como também algumas podem reduzir manchas da camada interna dos dentes, dentina. A diferença dos produtos profissionais é que as suas concentrações são menores e podem demorar mais para o mesmo efeito.
- Kits de clareamento com luz LED: são uns produtos muito populares, consistem na aplicação de um gel clarificador nos dentes e suster uma bandeja na boca e depois usar iluminação forte LED para iluminar o gel. Segundo as empresas, a luz LED pode ativar os produtos químicos para atuarem rapidamente. Mas não existem evidências de que a luz ou calor ajudem ao clareamento.
- Bicarbonato de sódio: misturado com água para formar uma pasta pode ser útil no clareamento, tem provas que pode funcionar para eliminar as manchas externas e a redução de bactérias.
- Carvão ativado: o carvão clareador tem um poder abrasivo maior em comparação com outros produtos, por isto pode remover manchas persistentes dos dentes, a placa bacteriana, o tártaro e leva ao dente ao seu branco natural, esta opção é 100% orgânica. Sempre usando com cuidado e observando a sua evolução.