Unidade realiza mais de 200 atendimentos por mês

O Complexo de Saúde São João de Deus (CSSJD) absorveu mais um serviço de Alta Complexidade: a Hemodinâmica. O hospital é referência para mais de 1,3 milhão de habitantes da Região Ampliada Oeste de Minas.

Até o momento, a hemodinância era realizada por um prestador de serviços terceirizado da instituição. A mudança ocorrerá a partir do próximo dia 02 de maio.

O que é hemodinâmica:

A hemodinâmica é uma área de atuação que se propõe a diagnosticar e tratar as disfunções neurológicas, vasculares e cardiológicas, como obstruções, aneurismas e tromboses.

As técnicas de hemodinâmica utilizam cateteres para analisar os vasos sanguíneos, o que a torna um procedimento seguro e minimamente invasivo.

Somente na unidade que integra os serviços e especialidades da instituição, são realizados mais de 200 atendimentos por mês.

Entre eles:

  • Cateterismo – utiliza cateteres com a finalidade de identificar a presença de obstruções (entupimentos) nas artérias do coração ou mau funcionamento das válvulas do coração, entre outras funções;
  • Angioplastia – atua nas obstruções das artérias do coração, das carótidas, dos vasos cerebrais ou periféricos, por meio da colocação de stents (malhas metálicas altamente especializadas que protegem a artéria tratada);
  • Implante de válvulas do coração, por intermédio de procedimentos minimamente invasivos;
  • Arteriografia – avalia a presença de entupimentos ou aneurismas nas carótidas, artérias cerebrais ou periféricas, bem como nas veias.
    Importância:
  • Ao absorver este importante serviço, que é fundamental para a assistência aos pacientes de casos de Alta Complexidade o CSSJD busca seguir com sua visão.

 

 

COMPATILHAR: