O coordenador-executivo do Fórum Brasileiro de Mudança do Clima, Oswaldo dos Santos Lucon, pediu demissão do cargo nesta terça-feira (2), ainda no início das negociações da COP26. Ele foi nomeado para a função ainda em maio de 2019 pelo presidente Jair Bolsonaro.

“O Fórum tem um objetivo na sua criação e eu não consegui cumpri-lo. Se ele não está sendo cumprido, é capaz de existirem pessoas melhores que eu para fazer isso”, disse Lucon ao portal g1. Ele está em Glasgow, na Escócia, onde está ocorrendo a conferência climática.

Questionado sobre algum impedimento externo que possa ter dificultado o trabalho, o agora ex-coordenador disse que “ninguém o impediu e que tampouco é uma questão de competência”.

“Não vou dar nenhuma declaração política, estou aqui com o crachá da ONU, eu não estou aqui com o crachá do Brasil. Aqui na COP eu sou politicamente neutro. Não vou fazer nenhuma crítica ao governo, ou a ninguém, não vou fazer. Mas a COP poderia ser melhor aproveitada. Eu tentei, mas eu não consegui”, disse.

Segundo Cláudio Angelo, do Observatório do Clima, rede de 56 organizações da sociedade civil, Lucon “é um grande cientista, um especialista muito competente”.

“É um cara muito bom, mas nenhum coordenador-executivo do Fórum Brasileiro de Mudança do Clima pode ser melhor do que o governo ao qual ele serve. Então, ele ficou muito sem margem de manobra. Em determinado momento, acho que ele pensou que conseguiria trazer o Salles à razão. Obviamente o Salles não estava muito interessado em ter o Fórum forte”, disse Ângelo.

“Por conta disso, o Fórum não conseguiu dinheiro, não conseguiu interlocução com o governo federal e virou uma peça decorativa no governança climática brasileira”, completou.

Lucon é integrante do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), organização científico-política criada em 1988 pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente e da Organização Meteorológica Mundial. Ele também é assessor para mudanças climáticas da Secretaria de Meio Ambiente de São Paulo e é pesquisador do tema.

O Fórum Brasileiro de Mudança do Clima é um comitê híbrido, ou seja, tem membros da sociedade civil e do governo, tendo à sua frente o presidente do país. Foi criado com o objetivo de fazer deliberações e orientar sobre as políticas do clima no país.

Dentre as atribuições do Fórum está a responsabilidade de indicar os membros da sociedade civil que fazem parte do Fundo Nacional Sobre Mudança do Clima. O Fundo foi criado em 2009 para apoiar projetos para reduzir as emissões de gases que causam efeito estufa e para adaptação do país para os efeitos da mudança climática, com falta de água em regiões do semiárido.

Fonte: G1

COMPATILHAR: