Uma bebida batizada de “coquetel amazônico” está fazendo sucesso nas redes sociais entre pessoas que buscam perder peso de forma rápida. Porém, especialistas alertam que a mistura feita de ervas originárias da região Norte do Brasil pode causar riscos à saúde.
Renata Brasil, nutricionista e chefe de nutrição do Minas Tênis Clube, afirma que o coquetel, feito com alcachofra, banchá, cáscara-sagrada, centelha-asiática e sene, foi criado para auxiliar no tratamento para obesidade, mas não tem comprovação científica. Ela conta que a mistura é uma “ilusão”.
“Três dos ingredientes são laxativos, que irritam a mucosa intestinal e podem causar episódios de diarreia. Ele traz a sensação de emagrecimento porque a pessoa está perdendo mais líquido, mas não tem atuação no tecido adiposo, portanto não reduz a gordura corporal”, explica.
Segundo a nutricionista, o coquetel é capaz de alterar a flora intestinal, o que pode gerar a perda de nutrientes no organismo, baixando a imunidade do corpo e tornando a pessoa suscetível a doenças.
Renata reforça o alerta para quem tem problemas nos rins e no fígado. “Quem tem problema renal ou disfunção hepática não pode passar perto desse chá. O coquetel atua no fígado e o rim filtra e estimula a função hepática. Ele pode agravar casos de pedra nos rins e sobrecarregar o órgão.”
Natália de Carvalho Teixeira, nutricionista há 14 anos e doutora em ciência de alimentos, pede que as pessoas tenham consciência e não acreditem em “poção mágica” de emagrecimento.
“As pessoas têm buscado o emagrecimento de uma forma mais fácil ao invés de uma alimentação ou estilo de vida saudável. Não existe nenhum alimento que seja milagroso para emagrecer”, alerta.
A coordenadora do curso de nutrição da faculdade Kennedy, em BH, relata que é comum nessa época do ano existir uma busca maior pelo emagrecimento rápido.
“Estamos próximos as festas de fim de ano e ao verão. As pessoas saem, vão para a praia, clube. Elas buscam perder em uma semana o que acumularam durante o ano inteiro“, conta.
Natália afirma que a “busca pelo corpo ideal” é causada pelo que enxergamos nas redes sociais. “A nutrição visa uma busca por uma vida sáudavel, que é estar de bem com o nosso corpo e ter hábitos saudavéis para que o corpo seja saudável e não um reflexo do que enxergamos na tela dos nos celulares.”
Fonte: Hoje em Dia