A Quarta Companhia de Bombeiros em Formiga foi acionada nessa terça-feira (27) para atendimento a ocorrência envolvendo enxame de abelhas, na avenida Inho Fidelis, bairro Serra Verde, em Formiga.

No local, os militares encontram abelhas da espécie Arapuá em meio a um arbusto no canteiro central da via de trânsito. Esta espécie, dentre outras como: Jataí, Uruçu Amarela, Guarupu, Mandaçaia-do-Chão, Mirim-Guaçu, são nativas e não devem ser alvo de extermínio por parte do Corpo de Bombeiros, pois tal ação pode contribuir para a extinção dessas espécies, que são muito importantes na polinização de plantas brasileiras.

Os grupos de abelhas que oferecem maior risco de ataque pertencem ao gênero Apis, pois possui um aparelho capaz de inocular veneno: a apitoxina. Pessoas que sofrerem múltiplos ataques podem desenvolver insuficiência renal aguda (IRA) em até 72 horas.

Alerta:

Ocorrências envolvendo abelhas, onde há necessidade da intervenção do CBMMG, estendem-se ao longo do ano, porém o período mais crítico é o segundo semestre. A maior incidência está entre os meses de setembro e dezembro, devido à primavera, onde ocorre uma floração intensa na natureza e são construídas novas colmeias, seguido pelo período de queimadas, que praticamente coincide com a primavera, pois as abelhas são “expulsas” das matas e buscam abrigo nas cidades.

As abelhas são os mais importantes agentes polinizadores da natureza, fundamentais para a existência de milhares de espécies vegetais, desde que em estejam em seus ambientes naturais. Segundo a ONU, está sendo observado nas últimas décadas o desaparecimento gradativo das abelhas, o que é um fator preocupante, pois a vida humana e de espécies animais é diretamente dependente das abelhas, as quais são responsáveis pela polinização de 80% dos cultivos existentes, ou seja, boa parte dos alimentos consumidos pelo homem (frutos e sementes) é diretamente dependente do papel das abelhas na natureza.

Para assegurar um equilíbrio ecológico as intervenções na fauna e flora devem ocorrer de forma pontual visando garantir a preservação da biodiversidade. Promover e manter o equilíbrio ambiental é vital para assegurar a sustentabilidade do planeta, para tanto requer desde a adoção de práticas de manejo responsável à conscientização sobre a interdependência entre os seres humanos e o meio ambiente.

Fonte: Corpo de Bombeiros

Foto: Corpo de Bombeiros

Foto: Corpo de Bombeiros

Foto: Corpo de Bombeiros

COMPARTILHAR: