Uma criança de dois anos morreu após ser deixada por várias horas em um carro estacionado no sol em Valls, na Espanha, nesta terça-feira (1º), em meio a uma onda de calor que atinge a Europa.
Os serviços de emergência foram acionados no início da tarde e tentaram reanimar a criança, mas sem sucesso, informou um porta-voz do Mossos d’Esquadra, a polícia catalã, à Agence France Presse.
“Tudo indica que houve negligência por parte do pai. A criança ficou no carro trancado a manhã toda, até mesmo um adulto teria morrido. Em um carro fechado, em pleno sol, é impossível que sobreviva”, disse o porta-voz, acrescentando que uma investigação foi iniciada.
Os termômetros chegaram a marcar 32 °C nesta terça em Valls, segundo a agência meteorológica nacional Aemet.
Há vários dias, a Espanha é atingida por uma intensa onda de calor, com picos acima dos 40 °C em várias regiões e recordes de temperaturas.
No sábado (28), duas pessoas morreram enquanto trabalhavam, supostamente por insolação.
A onda de calor na Europa deve-se a vários fatores, como o ‘ar quente do Norte da África’ e o aumento da temperatura da superfície do mar no Mediterrâneo, ‘que tendem a intensificar as temperaturas extremas’ na terra, segundo a porta-voz da Organização Meteorológica Mundial (OMM), agência da Organização das Nações Unidas (ONU), Clare Nullis.
Países da Europa passam por ondas de calor extremas nessas semanas e chegaram a fechar escolas. Segundo especialistas, as mudanças climáticas causadas por atividades humanas estão deixando as ondas ainda mais intensas, frequentes e generalizadas.
Fonte: Maria Fernanda Ramos-Itatiaia