Toda a documentação necessária já está formalizada e os quatro candidatos a prefeito de Formiga já enviaram à comissão organizadora o aceite formal, dentro do prazo pré-estabelecido.
Os ajustes entendidos como necessários pelos representantes das coligações, foram aceitos pela Comissão Organizadora em reunião havida no dia 21 deste mês, em longa reunião havida na sede da Associação Comercial e Industrial de Formiga (Acif).
O mediador convidado, Dr. Altair Rezende de Alvarenga, também já confirmou sua presença e os detalhes finais para a realização do evento estão sendo ultimados no plenário da Câmara.
O regulamento aceito e rubricado pelos candidatos e/ou representantes das coligações, e que foi elaborado por Sidney Ferreira , após discutido e ajustado pelos demais componentes da Comissão, que estiveram presentes às reuniões havidas, (Anivaldo Saldanha ? Deyvid Arantes ?Paulo Coelho), cujas cópias foram entregues aos candidatos e/ou representantes de coligações, está a partir de agora, disponibilizado ao final desta nota.
As entidades que promovem o debate são: Acif ? CDL ? Consep ? Formiga é 10 ? Lions Clube ? Lojas Maçônicas: Ciência e Virtude, Labor a Deus e Irmão Otaíde Feltrin ? OAB ? Rotary Clube ? Sindivesf ? Sindicatos dos Contabilistas ? Unifor.
O evento não será aberto ao público, sendo permitida apenas a presença dos credenciados conforme previsto no regulamento.
FORMIGA É 10
DEBATE ENTRE CANDIDATOS A PREFEITO 2012
TÍTULO I
REGRAS GERAIS
1. O objetivo do debate é exclusivamente apresentar e defender as propostas e ideias de gestão para os próximos quatro anos no cargo de Prefeito Municipal.
2. Todos os candidatos terão as mesmas condições de tempo e exposição.
3. As regras do debate serão baseadas na justiça e democracia, conferindo aos candidatos tratamento igualitário, sendo de conhecimento de todos os candidatos e/ou de seus representantes.
4. O debate deve ser pautado pela ética e decoro e obedecerá aos princípios da objetividade, moralidade, publicidade, transparência, legalidade e interesse público.
5. Não serão admitidas manifestações ofensivas à honra dos candidatos, da comissão organizadora, ou de qualquer pessoa ligada direta ou indiretamente ao debate.
6. Caso o candidato não tenha interesse em participar do debate, deverá informar por escrito sua desistência e encaminhá-la à Comissão Organizadora, no prazo de até 24 (vinte e quatro) horas antes da realização do evento, ficando definido que a sua desistência não implicará em mudança de data e/ou horário e/ou regras já pré estabelecidas para o debate, especialmente quanto a alternância de perguntas. O mediador tornará pública a justificativa do candidato ausente até o início do 1º bloco.
7. Caso apenas um candidato compareça ao debate, o 3º bloco inexistirá.
8. São proibidas perguntas sobre a vida privada de qualquer candidato, bem como a sua integridade moral deverá ser respeitada.
9. Qualquer candidato ou seu representante previamente indicado, que se sentir prejudicado poderá solicitar por escrito à Comissão Organizadora, ao final de cada bloco, direito de resposta. Ouvido o mediador a Comissão Organizadora analisará sua pertinência.
10. A Comissão Organizadora analisará outras divergências e solicitações dos candidatos.
11. Será terminantemente proibida qualquer manifestação do público presente no plenário da Câmara Municipal, antes, durante e depois do debate.
TÍTULO II
DO MEDIADOR
12. A função do mediador será a de conduzir o debate imparcialmente, sem privilegiar um ou outro candidato concorrente.
13. Caberá ao mediador:
I ? indeferir perguntas impertinentes ou de cunho exclusivamente pessoal, se necessário, a seu critério, após oitiva da Comissão Organizadora;
II ? evitar altercações entre os candidatos e/ou entre estes e a plenária e vice-versa;
III ? censurar o uso de expressões injuriosas e depreciativas da imagem de membros da Comissão Organizadora e candidatos;
IV ? solicitar da plenária contenção em manifestações consideradas inoportunas;
V ? interferir na condução dos trabalhos, podendo cassar a palavra; e
VI ? conduzir os sorteios da ordem das falas dos candidatos durante o debate.
14. O mediador terá autonomia na condução dos trabalhos, podendo suspender o debate por 1 minuto ou até que se restabeleça a ordem, quando houver tumultos que impossibilitem a sua condução regular e/ou ofensas entre candidatos, além de fazer outros encaminhamentos que julgar apropriados, como: concessão de direito especial de resposta ao eventual ofendido, penalizando o ofensor com a perda de parte de seu tempo para a resposta do ofendido.
15. O mediador será assistido, quando necessário e a seu critério, pelos membros da Comissão Organizadora.
TÍTULO III
DO DIREITO DE RESPOSTA
16. Poderá ser concedido direito de resposta ao candidato que sofreu ofensa de natureza moral (30 segundos), conforme previsto no item 14 do Título II.
TÍTULO IV
DO FORMATO DO DEBATE
17. O debate será feito em 05 blocos, assim divididos:
1º. Apresentação da formatação do debate;
2º. Apresentação dos candidatos;
3º. Perguntas entre os candidatos;
4º. Perguntas dos jornalistas;
5º. Considerações finais.
18. Entre os blocos 2º, 3º e 4º haverá um intervalo de 05(cinco) minutos.
TÍTULO V
ORGANIZAÇÃO DOS BLOCOS
1º BLOCO: APRESENTAÇÃO DA FORMATAÇÃO DO DEBATE
19. Deverão estar no estúdio os candidatos a prefeito e os respectivos candidatos a vice-prefeito, lado a lado.
20. Inicia-se o programa com a palavra do apresentador cumprimentando o público e agradecendo a presença dos candidatos, nominando-os juntamente com o respectivo candidato a vice-prefeito e o nome da coligação da qual fazem parte.
21. Em seguida, o apresentador explica a formatação do debate (números de blocos e finalidade de cada bloco) e as suas regras gerais (de forma resumida) e apresenta o mediador.
22. Imediatamente, dar-se-á início ao 2º bloco, já sob a condução do mediador.
2º BLOCO: APRESENTAÇÃO DOS CANDIDATOS
23. Este bloco permitirá aos candidatos se apresentarem ao público relatando a sua história de vida, a sua história familiar, a sua formação profissional, sua história com a cidade de Formiga e a sua trajetória política.
23.1. Primeiramente, o mediador relembrará a finalidade do 2º bloco
23.2 A seguir, sorteia-se um candidato para falar.
23.3 O candidato a prefeito terá 02(dois) minutos para se apresentar.
23.4 Posteriormente, o mediador sorteia o segundo candidato, observado o disposto no item 23.3.
23.5 Prossegue, assim sucessivamente até o sorteio do último candidato.
23.6 Após a apresentação do último candidato, o mediador encerra o 2º bloco.
23.7 Não serão permitidos apartes neste bloco.
INTERVALO: 05 minutos
3º BLOCO: PERGUNTAS ENTRE OS CANDIDATOS
24. Serão três rodadas de perguntas entre os candidatos.
25. Uma urna conterá os nomes dos candidatos, enquanto a outra urna conterá cartões com as letras ?A?, ?B?, ?C? e ?D?. Sortear-se-á o nome de um candidato e imediatamente o cartão ao qual corresponderá, independentemente de sua presença.
26. Definidos os candidatos e seus respectivos cartões, as rodadas de perguntas, procerder-se-ão da seguinte forma:
26.1 Na primeira rodada de perguntas, o candidato ?A? fará sua pergunta ao candidato ?B? que deverá respondê-la imediatamente; posteriormente o candidato ?B? fará sua pergunta ao candidato ?C? que deverá respondê-la imediatamente; prosseguindo o candidato ?C? fará sua pergunta ao candidato ?D? que deverá respondê-la imediatamente; finalizando a 1ª rodada, o candidato ?D? fará sua pergunta ao candidato ?A?, que deverá respondê-la imediatamente
26.2 Na segunda rodada de perguntas, o candidato ?D? fará sua pergunta ao candidato ?C? que deverá respondê-la imediatamente; posteriormente o candidato ?C? fará sua pergunta ao candidato ?B? que deverá respondê-la imediatamente; prosseguindo o candidato ?A? fará sua pergunta ao candidato ?D? que deverá respondê-la imediatamente; finalizando a segunda rodada, o candidato ?B? fará sua pergunta ao candidato ?A?, que deverá respondê-la imediatamente.
26.3 Na terceira rodada de perguntas, o candidato ?B? fará sua pergunta ao candidato ?D? que deverá respondê-la imediatamente; posteriormente o candidato ?C? fará sua pergunta ao candidato ?A? que deverá respondê-la imediatamente; prosseguindo o candidato ?D? fará sua pergunta ao candidato ?B? que deverá respondê-la imediatamente; finalizando a terceira rodada, o candidato ?A? fará sua pergunta ao candidato ?C?, que deverá respondê-la imediatamente.
26.4 O candidato que iniciar uma rodada não poderá iniciar as demais rodadas de perguntas do mesmo bloco.
26.5 Não será permitido aos candidatos devolver a pergunta para quem lhe perguntou.
26.6 Serão três perguntas e três respostas por candidato nesse bloco.
26.7 Para a 1ª rodada será sorteado o tema que o candidato deverá formular a pergunta para o opositor, que deverá versar sobre temas saúde, educação, cultura, esporte, turismo, estratégias para atração de novos investimentos, projetos para o setor rural, segurança pública, meio ambiente. O tema sorteado para a primeira rodada não retornará a urna.
26.8 Nas rodadas posteriores o tema será livre dentre os descritos no item 26.7 para cada candidato fazer suas perguntas.
26.9 Excepcionalmente, se um terceiro candidato for citado de forma negativa no diálogo entre dois candidatos, seja na resposta de uma pergunta, na réplica ou na tréplica, o mediador decidirá se concede ou não o tempo de trinta segundos para o candidato citado se manifestar. Ele não pode citar outro candidato em sua fala e deve se restringir ao tema ao qual foi associado.
26.10 Se algum candidato convidado faltar ao debate, o seu lugar permanecerá vazio com uma placa o identificando pelo nome e seu tempo para perguntas e/ou repostas passará para o candidato definido conforme itens 26.1, 26.2, 26.3 não havendo replica ou tréplica.
Pergunta: 01 min.
Resposta: 02 min
Réplica: 1min.
Tréplica: 1min.
INTERVALO: 05 minutos
4º BLOCO: PERGUNTAS DOS JORNALISTAS
27. Serão convidados representantes de 8 (oito) órgãos de imprensa que, mediante sua indicação e obtenção da credencial deverão, depois de sorteio de temas e de candidatos, dirigir uma pergunta ao candidato, que após feita a pergunta, será definido também por sorteio.
28. A ordem do representante da imprensa a perguntar e do candidato a responder, serão definidas mediante sorteio, onde cada candidato responderá duas perguntas de temas diferentes, feitas por diferentes representantes de órgãos de imprensa.
29. Serão proibidas perguntas sobre a vida privada de qualquer candidato, bem como a sua integridade moral deverá ser respeitada.
30. As perguntas devem ser de cunho universal e não direcionadas a determinado candidato.
31. As perguntas não poderão ser ofensivas à honra e à imagem do candidato.
Pergunta: 30 segundos
Resposta: 02 minutos – sem direito à réplica
SEM INTERVALO
5º BLOCO: CONSIDERAÇÕES FINAIS DOS CANDIDATOS
32. Será disponibilizado 1 minuto para cada candidato apresentar suas considerações finais, cuja ordem será definida por sorteio.
TÍTULOVI
DISPOSIÇÕES FINAIS
33. O porte de documentos e afins pelos candidatos e seus assessores será permitido na área de realização do debate com a finalidade de consulta e citação, mas os mesmos não podem ser exibidos para as câmeras. No caso de citação, somente os debatedores poderão ter acesso aos mesmos, após o término do bloco, ou seja, durante o intervalo;
34. Não será permitido o uso de equipamentos eletrônicos por parte dos candidatos, tais como telefones celulares, tablets, notebooks, ponto eletrônico, entre outros.
35. A vestimenta dos candidatos é de livre escolha dos mesmos.
36. O posicionamento dos candidatos no local do debate será definido por sorteio, fiscalizado pelas assessorias de cada debatedor, 30 minutos antes do início do debate.
37. O candidato deverá respeitar a finalidade especificada para cada bloco do programa, sob pena de ser advertido pelo mediador, que em caso de reincidência poderá ser penalizado com perda de tempo.
38. Enquanto um candidato se manifesta, os demais deverão permanecer em silêncio em seus respectivos lugares.
39. O tempo estimado total do debate será de aproximadamente 2 (duas) horas, considerando-se presente os quatros candidatos.
40. A Comissão Organizadora não se responsabiliza nem civil nem criminalmente pelas declarações proferidas pelos candidatos.
41. A ordem e segurança no recinto e adjacências ficarão a cargo da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais.
42. Cada coligação deverá credenciar no máximo 3 (três) representantes para tomar acento no plenário e assessorarem seus respectivos candidatos.
43. Às instituições que promovem o debate será garantido o credenciamento de no máximo 5 (cinco) representantes, não permitida a cessão das mesmas em caso de ausência do credenciado.
44. As imagens e o áudio do debate não poderão ser utilizados pelos candidatos, nem mesmo na propaganda eleitoral gratuita, nem reproduzidas nos sites oficiais das candidaturas na internet.
45. As entidades signatárias que promovem o debate aprovaram as presentes regras, se comprometem a enviar seus representantes devidamente credenciados para fiscalizar e fazer cumpri-las, sendo solidárias na defesa dos objetivos que nortearam este documento.

COMPATILHAR: