Redação UN

Durante essa sexta-feira (18), circulou nas redes sociais a imagem de um deslizamento no morro do bairro Santa Tereza (Cristo), em Formiga. No início dessa semana, imagens de transbordamentos de córregos e alagamentos de ruas foram registradas pelos internautas após fortes chuvas na segunda (14) e na terça-feira (15).

Somente ontem (18), a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros foram acionados para 12 vistorias em áreas do município. No local do desmoronamento, as equipes ainda não foram acionadas para monitoramento.

De acordo com informações da coordenadora da Defesa Civil, Vera Moreira, nessa sexta (18) a equipe e o Corpo de Bombeiros receberam diversos chamados para avaliarem locais de risco em Formiga. Ela informou ainda que, do dia 1º de fevereiro até nessa sexta, choveu o equivalente a 230 milímetros.

“Essa rua do Tiro de Guerra 04-030 (rua Expedicionário Jorge Alvarenga, no bairro Sagrado Coração de Jesus), a lateral direita dela que fica de fundo para a encosta, no sentido Centro/Bairro, é uma área de risco de ponta a ponta. Todos os anos os moradores têm problemas, chamam a gente e a gente vai, mas não saem ou quando saem eles voltam. Lá as casas são boas e as pessoas não abrem mão”, explicou Vera Moreira.

Vera relata ainda sobre deslizamentos em residências onde o imóvel fica longe da área afetada. “Nesses casos, a gente recomenda a não irem naquela parte do quintal.”

No bairro Alvorada, as casas que são de fundo para o rio Mata Cavalo, a água aumenta o volume e avança nos quintais, mas não houve correnteza em nenhum deles. “Quando há registro das águas descendo direto aí é solicitada, pela Defesa Civil, a saída imediata dos moradores das residências”, ressaltou.

Ainda de acordo com Vera, outro local que foram acionados foi na rua Nenê Belo, no bairro Quinzinho. “Uma parte da rua, todas as casas dão fundo para barranco e as pessoas chamam por estarem desesperadas e com medo. É necessário alertar para trincas nos barrancos e/ou água descendo junto com a terra. Nesses casos, tem que sair”, alertou.

COMPATILHAR: