Minas Gerais desembarca na capital portuguesa para mostrar aos europeus que a Liberdade mora no estado a partir da sua identidade, cultura, cozinha, belezas naturais, patrimônios históricos – inclusive com reconhecimento mundial.

Até o dia 5 de março, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, participa da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) 2023, uma das principais feiras internacionais de turismo, com um estande próprio preparado para receber agentes e operadores de viagens de todo o mundo, além de parceiros estratégicos, como investidores e representantes de redes hoteleiras e companhias aéreas.

O alto potencial do mercado emissor português foi confirmado na Pesquisa de Demanda Turística de 2022, realizada pelo Observatório do Turismo de Minas Gerais, na qual identificou-se que o mercado europeu, em especial o português, representa hoje posição de destaque dentre os turistas estrangeiros que buscam Minas Gerais como destino, sendo o segundo maior emissor de turistas internacionais para o nosso estado.

Segundo dados da Embratur, em 2022 o Brasil se aproximou dos 4,2 milhões de turistas estrangeiros no país, e os portugueses estão entre os cinco principais emissores. Portugal reflete em torno de 23% dos visitantes que vêm a Minas, residentes na Europa, seguido do Reino Unido, França, Itália e Alemanha. Dentre os países europeus, Portugal também está no topo do ranking de emissores de turistas para o Brasil.

Outro dado importante a se considerar é o ticket médio do turista estrangeiro, que se apresenta como maior do que o nacional, uma vez que sua estadia se destaca por ser mais extensa.

Reforçando a importância de promover o destino Minas Gerais frente a esse público, o estado está entre os mais de 1.400 expositores e os 60 destinos internacionais da BTL, conhecida mundialmente por sua diversidade e alta qualidade na oferta turística. O principal objetivo é articular políticas públicas e criar estratégias e oportunidades que permitam que cada vez mais pessoas tenham interesse em conhecer os encantos e as belezas de Minas.

Com estande localizado ao lado do estande da TAP Linhas Aéreas, Minas é destaque logo na entrada do pavilhão, que contará também com outros estados do Brasil e a Embratur. A secretária-adjunta de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Milena Pedrosa, é a representante do Governo de Minas na BTL e cumprirá uma extensa agenda, que conta com reuniões estratégicas com instituições locais, representantes do trade turístico internacional, investidores e governantes.

Minas volta a Portugal para se reafirmar como um potente destino turístico ao mercado internacional e reforçar, com novidades sobre nossos roteiros e atrativos turísticos, a consolidação da nossa imagem a partir do tema ‘A Liberdade Mora em Minas’, atraindo investimentos para o turismo e cultura, fomentando a cadeia produtiva, a economia da criatividade e incentivando o trade mineiro a trabalhar de forma coletiva para fomentar o desenvolvimento socioeconômico por meio da geração de emprego e renda. Portugal é, sem dúvidas, um grande parceiro de Minas Gerais, e as similaridades são encontradas na cultura, costumes, na religiosidade e, principalmente, no povo, por isso é tão importante estar aqui mais uma vez dando continuidade às ações para mostrar Minas para Portugal e para o mundo”, afirmou Milena Pedrosa.

No primeiro dia de evento, o stand de Minas recebeu a visita da ministra do Turismo, Daniela Carneiro, do presidente Embratur, Marcelo Freixo, e do presidente de Portugal, Marcelo Nuno Duarte Rebelo de Sousa, que, na oportunidade, foi presenteado com uma cachaça mineira.

 

Continuidade

Com a participação na BTL 2023, Minas se posiciona estrategicamente, solidificando o trabalho iniciado em 2021 e 2022, com a missão Lisboa, que apresentou a mineiridade a Portugal, a força da cultura e do patrimônio nas celebrações do Bicentenário da Independência do Brasil, com a participação da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais e do Grupo Caretagem de Paracatu; e contou com a campanha “A Liberdade Mora em Minas” dentro do evento “Minas Destino do Ano em Portugal”, promovida em parceria com o Visit Brazil Travel Association (VBRATA), Sebrae-MG e entidades públicas e empresariais.

Importante destacar, como exemplo de consolidação das ações de promoção de Minas como destino turístico internacional, as negociações com a rede portuguesa Vila Galé, iniciadas em novembro de 2021, já estão em fase de finalização para implementação de unidades em Minas Gerais.

 

Bolsa de Turismo de Lisboa

A feira conta com quatro grandes pavilhões, nos quais localizam-se entidades nacionais de promoção de turismo, agentes culturais e de gastronomia, setor de hotelaria, empresas de equipamento e serviços, companhias aéreas e mais de 60 destinos internacionais. A edição 2023 da BTL reúne 1,4 mil expositores e espera-se que 45 mil visitantes passem pelo evento. Além disso, são esperados 125 hosted buyers internacionais, de 26 mercados de origem. Números expressivos que colocam os destinos sob a mira da mídia, agentes de viagens e operadores, além de investidores de todo mundo!

 

Fonte: Agência Minas

 

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